Plantas em Extinção

O desmatamento e a agressão contra a flora e a fauna em nosso país começou logo após o seu descobrimento. Conta a história que as caravelas de Cabral na volta a Portugal já levavam em seus porões toras do pau-brasil. A Mata Atlântica era então rica em ibirapitanga, que era como o pau-brasil, encontrado em toda a costa do Brasil do sudeste ao nordeste e também no interior, era chamado pelos indígenas que viviam nessas terras. Com o passar do tempo o pau-brasil passou a ser muito bem valorizada no mercado europeu, sendo utilizado para vários fins, com isso a extração e exportação da madeira passou a ser mais intensa até levar a sua extinção no solo brasileiro, e assim tivemos o primeira planta em extinção no Brasil que sintetiza para nós as causas da extinção das plantas de diversas espécies no Brasil e no mundo, que são a ambição humana e a exploração descontrolada, pois a história se repete imensuráveis vezes, com as flora, com a fauna e com os recursos naturais.

Vias

Vias

Espécies ameaçadas de extinção

No ano de 1992 o Governo federal, através do Ministério do Meio Ambiente publicou uma lista oficial com as espécies de plantas em extinção no Brasil, a lista continha então 108 espécies catalogadas, que se dividiam em espécimes raros, espécimes em perigo ou espécimes vulneráveis. No ano passado a lista foi atualizada e seu tamanho aumentou quatro vezes, a revisão oficial catalogou desta vez 472 espécies da flora brasileira extintas ou em vias de extinção. Um fato que pode passar despercebido para os leigos ao comparar as duas listas, no entanto tem fundamental importância para os cientistas: todas as espécies contidas na primeira lista permanecem na listagem atual, que só foi ampliada, o que significa que nenhuma espécie se recuperou, que nada foi feito e que se foi feito alguma coisa não surtiu os efeitos esperados no espaço da natureza.

Brasil

Brasil

O Brasil e a flora mundial

Não esqueça que o Brasil tem uma importância muito grande no contexto mundial quando se trata da natureza e dos recursos naturais. Só o país possui cerca de 15% de toda a flora mundial conhecida e catalogada, sendo que uma obra publicada recentemente, chamada “Plantas raras do Brasil” produzidas por cientistas nacionais e internacionais, catalogou mais de 2 mil espécies que existem somente no Brasil e que segundo estes especialistas estariam ameaçadas de extinção, seja pelo desmatamento, pelas queimadas ou por outras formas de destruição.

Plantas em Extinção

Plantas em Extinção

Independente da diferença dos números apresentados pelo Ministério e neste estudo, o importante é a necessidade urgente de se tomarem medidas efetivas de conscientização e também capazes de proporcionar um desenvolvimento sustentável. No site seguro http://www.artzero.net/conscience/plantas.htm, você poderá acessar a lista oficial das espécies da flora do Brasil que estão ameaçadas de extinção.


Categoria(s) do artigo:
Natureza

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *