Desenhos de Estrelas

As estrelas encantam os amantes, os poetas ou simplesmente qualquer pessoa que contemple o céu. Aquele objeto celeste, assim como é definida, tem a forma, em geral, esferoidal e no seu interior uma alta pressão e o mesmo podemos dizer da temperatura.

Desenhos de Estrelas

Desenhos de Estrelas

As estrelas são parte fundamental do universo e elas se “acumulam”, ficam juntas, como grupos, correntes, associações, galáxias ou simples aglomerados. Esse objeto celeste é de um brilho intenso, densidade, volume, cor, massa e estabilidade física.

O seu brilho é tão forte e aparente que demonstra a sua magnitude, que pode ir aumentando ou diminuindo, por isso, pode ser vista mais facilmente ou não. Tudo depende de quanto é a sua magnitude. Podemos ter de sexta até vigésima magnitude, muitas delas só podem ser vistas com a ajuda de um telescópio e que seja de alta tecnologia.

Como as Estrelas Evoluíram

Pode ser que para a humanidade olhando para as estrelas na Antiguidade e nos dias atuais nada tenha mudado, principalmente no que diz respeito a sua posição no céu. Por isso, foram feitos estudos e mais estudos e teorias ao longo dos tempos foram surgindo para tirar essa e outras dúvidas.

As primeiras afirmavam que as estrelas estavam fixas nos globos de vidro cicuncêntricos à Terra. Porém, observando o céu da Antiguidade perceberam que a forma das estrelas, como estavam, não é exatamente a mesma.

A Ciência foi evoluindo e percebeu-se um pouco tempo depois que algumas leis mecânicas também regem o universo e por isso, era possível que as estrelas realizassem algum movimento.

O que se observou é que em função das características sem fim do univerno, a Ciência demorou e ainda não decifrou todos os seus mistérios. Não é simples entender todos os fenômenos que estão escondidos no Universo.

Quando foi publicado o livro “Princípios” de Isaac Newton, se começou a desvendar muitos mistérios. Foi uma época chamada de constatação dos movimentos. E deste momento se falava que as mudanças das estrelas aconteciam sim, porém, lentamente e entre uma mudança e outra, passam milênios e até mesmo milhões de anos.

As Origem e a Morte das Estrelas

A origem das estrelas pode ser explicada considerando as forças gravitacionais de grande magnitude. Pode acontecer de forma de uma grande concentração e densa de nuvens de gás ou também de poeira cósmica. Então, através desses dois processos eis que surgem elas, as estrelas. O sol é o nosso exemplo do mais perto de uma estrela, que possui uma única fonte luminosa e sua energia que atinge todo os sistema planetário. Estamos falando do sistema solar.

Já falando da morte das estrelas fazemos referência ao fato de que elas possuem existência finita. As estrelas possuem uma espécie de combustível e isso as faz ter tanta energia. Porém, não é um combustível que fica parado, sem uso, pelo contrário, ele vai sendo usado, consumido e com passar de bilhões de anos, ele acaba se esgotando completamente.

Se observa uma combustão de todo o hidrogênio que era disponível na estrela, o hélio em seguida é consumido até o fim, e depois disso a estrela vai ficando menor e menor, troca de cor e os cientistas passam a chamá-la de anã branca. Quando pelo resfriamento fica preta é chamada de anã negra.

Conheça Algumas Estrelas

1- Estrela de Barnard

Essa estrela tem como característica baixa luminosidade e pouca massa, além de ter uma trilha que vai sofrendo em cada período, pequenas variações. Quando ela está por ali e isso acontece pode ser um sinal de que próximo tem um sistema planetário, bem a sua volta.

2- Estrela de Nêutrons

Essa estrela para suportar uma degenerada pressão de nêutros acabou entrando em colapso. Conta-se que foi uma estrela previsata por um físico soviético, em 1932, Lev Landau estudava e falava sobre ela. Também estudou a estrela de Nêutrons, J. Robert Oppenheimer, George M. Volkoff e Robert Server. Esses estudos aconteceram entre os anos de 1938 e 1939.

Porém, a descoberta foi colocada em jogo por muito tempo. Astrônomos diziam que a estrela não existia. Mas, em 1967, descobriu-se o seu pulsar, foi sentido pela primeira vez. Foi então, que a partir desse momento começou a estudar a teoria dos pulsares e rapidamente descobriu-se mais sobre a energia das estrelas e também sobre a rotação da estrela de Nêutrons.

A teoria só pode ser confirmada porque se observou os pulsares no interior de supernovas remanescentes, um exemplo de uma dessas estrelas podemos citar, a nebulosa de Caranguejo. Com esse elemento, a teoria dos pulsares ganhou força. O que na verdade temos as estrelas de nêutron.

3- Estrela Dupla ou também chamada de Estrela Binária

As estrelas dupla para os astrônomos ou estrela binária são aquelas que estão muito perto uma da outra. Em dupla mesmo, duas estrelas, porém, não basta só essa proximidade. Elas são dupla quando além de estarem próximas uma da outra elas estão isoladas suficientemente do conjunto de outras.

O que se observa neste caso é um equilíbrio estável de um sistema físico no qual a atração da gravidade, age exatamente entre essas duas estrelas e isso faz com que cada uma, em torno tenha um centro comum de gravidade, chamada de órbita kepleriana.

Tudo pode parecer muito complexo, mas na verdade, simplificando, podemo pensar em duas estrelas próximas, mas isoladas das demais, mas que fazem parte de um todo, graças a gravidade, como se tivessem ligadas por fios invisíveis.

4- Estrela Variável

As estrelas variáveis são muitas, pois se trata de todas aquelas que o fluxo de radiação varia de acordo com o passar do tempo. É um sentindo muito amplo dado para esse tipo de estrela.

Esse é só um aperitivo do que as estrelas escondem, porque ainda tem tanto para se descobrir não só sobre elas, mas dos mistérios do universo. Podemos contemplar o céu, nos encantar com as estrelas, com a lua, com o sol, com pontos luminosos que não se sabe bem o que é, mas, não importa, basta admirar.


Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • amei as estrelinhas rsrsrs,kkkkkkkkkkk

    jessics 16 de novembro de 2011 18:43
  • Otemo gostei e me enteresou muito tou muito feliz ligue para mim. – (091) 93002741 victor hugo Rodrigues.

    JOAO VICTOR Nome 17 de outubro de 2012 15:02
  • Gostei muito da cultura mix.

    Cleonice Lourenço 30 de novembro de 2012 22:37
  • legal !!!

    maria aparecida melo da costa 26 de agosto de 2013 21:17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *