Freezer

A principal vantagem de ter um freezer em casa sem dúvida é poder comprar comida para mais de um mês e deixá-la congelada, sem necessidade de ir ao mercado outra vez. Além disso, os aparelhos mais modernos não precisam ser descongelados. Existem freezers verticais, que são semelhantes a geladeiras e horizontais, que são os mais comuns, geralmente vistos em sorveterias, açougues e peixarias. A capacidade desses eletrodomésticos, bem como das geladeiras, é medida em litros. Existem muitas variações diferentes de capacidade entre os freezers, principalmente entre os horizontais. Entre os mais comuns estão o da Consul, com 1 porta e 213 Litros, e o da Eletrolux, com duas portas e 385 litros.

Electrolux Freezer

Electrolux Freezer

É necessário tomar alguns cuidados para que esses eletrodomésticos sejam usados corretamente, sem causar danos aos alimentos, à saúde de quem os consome ou mesmo consumo excessivo de energia elétrica. Antes de guardar qualquer alimento em um freezer é importante prestar atenção se está bem embalado, sem furo. Caso não esteja, é melhor embalá-lo. Assim evita-se que a comida entre em contato direto com o ar frio e seco do aparelho, o que poderia fazer com que ela ressecasse. As embalagens não interferem no congelamento, pois a alta potência dos freezers impedem que qualquer alimento saia de lá sem estar congelado.

Freezer

Freezer

Outra dica para o bom uso desses aparelhos é guardar os alimentos sempre em embalagens pequenas. Se necessário, deve-se dividir em várias quantidades, pois é melhor que colocar tudo em uma única embalagem muito grande. Assim evita-se o desperdício, visto que alimentos uma vez descongelados não podem ser congelados novamente, pois podem estragar. Além disso, é importante congelar as refeições do dia apenas depois que elas já esfriaram. Exatamente da mesma maneira que acontece com a geladeira, os freezers gastam mais energia elétrica para gelar os alimentos se estes estão quentes. Se colocar alimentos ainda mornos para gelar todos os dias, a conta de luz do fim do mês pode vir um pouco mais salgada.

Freezer Produtos

Freezer Produtos

Ao contrário de um microondas, que é cheio de restrições devido à radiação que é utilizada para aquecer a comida, nos freezers os alimentos podem ser embalados em vários materiais diferentes. Entre eles estão o papel alumínio, papel toalha, travessas descartáveis de alumínio, sacos plásticos brancos ou transparentes, entre diversos outros. Antes de guardar os alimentos é importante verificar tanto as instruções do fabricante do eletrodoméstico no manual quanto a data de validade da comida em questão.

Na hora de descongelar, não aconselha-se jogar água para apurar o processo. O líquido é prejudicial ao alimento tanto pelo fato de eles perderem seus nutrientes quanto porque altera o sabor. O melhor a se fazer é esperar que descongele naturalmente ou utilizar um microondas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>