Seres Assexuados

Os Seres Assexuados são aqueles que podem se reproduzirem sem a ajuda de outros seres, ou seja, podem se reproduzir sozinhos. A maioria dos seres que se reproduzem assexuadamente é unicelular, mas alguns animais e vegetais pluricelulares também podem fazer uso desse método.

Seres Assexuados

Seres Assexuados

Os principais meios de reprodução assexuada são: Cissiparidade que é onde é feito por mitose. A célula primitiva dá origem a dois seres idênticos. Essa é a reprodução mais primitiva e ocorre somente em seres que são unicelulares. O outro meio é com a Esquizogênese que acontece através da célula mãe que é chamada esquizonte. Ela dá origem a inúmeras células filhas que são chamadas de merozóitas. A esquizogênese acontece com os protozoários. A outra forma de reprodução assexuada é a Estrobilização que é quando os animais celenterados usam esse método de reprodução em que o corpo de um indivíduo original se divide em vários segmentos e cada um deles poderá dar origem a um novo individuo. Com a Gemiparidade que é quando o organismo original tem “gemas” que são tipos de brotos que surgem ao redor de seu corpo e com o tempo esses brotos se destacam e dão origem a novos indivíduos.

Seres Vivos Assexuados

Seres Vivos Assexuados

lguns animais unicelulares e outros que são pluricelulares possuem esse método de reprodução assexuada. A Regeneração se dá em alguns animais que possuem a capacidade de regenerar partes perdidas e com isso podem surgir animais semelhantes. Alguns organismos primitivos possuem essa capacidade como é o caso das estrelas do mar. A idade do indivíduo voga bastante, pois quanto mais jovem mais fácil será a regeneração. A Esporulação é um processo que acontece com organismo parental que gera tipos diferentes de células que são chamadas de “esporos” dos quais nascem indivíduos novos. A reprodução é por esporulação e acontecem com as bactérias, as algas, os fungos, as samambaias e alguns protozoários. Quanto a Reprodução Vegetativa há várias maneiras que são de forma assexuada e podem ser por esporos, por gemas, por tubérculos e outras formas. Para quem se encanta com os avanços tecnológicos com certeza iria se fascinar com o que a natureza é capaz de fazer sem a tecnologia, se estudassem um pouquinho dela.

Seres Assexuados Bióticos

Seres Assexuados Bióticos

Quanto à reprodução assexuada dos vegetais é feita pela folha, pela raiz e pelo caule. Pela folha ocorre, pois algumas folhas ao serem plantadas ou apenas colocadas na água são capazes de brotar e com isso formam raízes. Pela raiz e pelo caule por que algumas delas podem ser usadas na reprodução vegetativa como é o caso da batata doce. As escolas dão muitas informações sobre os seres assexuados e com isso os alunos podem ficar muito bem preparados para responder a qualquer pergunta sobre o assunto. Muitos sites na internet também ajudam muito a descobrir tudo sobre esses seres e nunca se esqueça de procurar sempre um site seguro.


Categoria(s) do artigo:
Escolar

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • eu gostei muito desse assunto pois sou uma luna da 7° série e inha professora de ciências da esse assunto e é muito interessante

    miliana 5 de maio de 2010 13:14
  • Esse artigo é muito importante! Afinal, no programa Malhação da Rede Globo está sendo cogitado, aliás eles afirmam que um garoto é Assexuado!!!!!
    Pensei que eu tivesse desaprendido tudo sobre Ciências do ensino Fundamental e Médio.
    Muito obrigada!

    Edna Rangel 18 de maio de 2010 13:40
  • eu achi muito interesante esse assun pois sou uma aluna da 6 serie e meu profesor da esse asunto para mim

    mariana tavares 17 de agosto de 2010 18:19
  • ESSE SITE E UM TRIBUFU DE BOM.E OTIMO

    ana carolina 1 de julho de 2011 15:25
  • isso é muito importante para estudarmos e sermos alguem no futuro… boa escolha q os cientistas fizeram …

    erica 1 de agosto de 2011 17:48
  • AS PULGAS ,CARRAPATOS E MINHOCAS SE REPRODU
    SEN COMO.

    mauro santos do nacimento 9 de outubro de 2011 22:55
  • eu queria saber quais animais que se reproduz assexuadamente ?

    lidiane 26 de agosto de 2012 21:23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *