Portfólio Educação Infantil

Se você tem filhos frequentando o jardim de infância, a pré-escola ou iniciando a primeira série do ensino fundamental, é hora de preparar um portfólio de educação infantil para acompanhar e medir a quantas anda o desenvolvimento intelectual de seu filho na escola.

Não é preciso grande ginástica mental ou artesanal para produzir um portfólio para educação infantil, basta apenas conhecer as atividades do pequeno e reunir em único documento e ter um computador. Este documento é importante para o futuro escolar do seu filho ou parente.

Portfólio Educação Infantil

Portfólio Educação Infantil

O primeiro passo é saber que neste documento você elencará os dados referente a todos os dias úteis de seu “pequerrucho” na escola. Por exemplo: reflexão acerca do grau de participação de seu filho nas dinâmicas em sala de aula, notas sobre o processo de desenvolvimento de seu filho em relação ao conteúdo dados em sala, bem como suas limitações frente a esses exercícios.

É importante destacar que o portfólio para educação infantil não é uma pasta em que se arquiva os exercícios produzidos por seu filho em sala de aula, mas sim um registro que te auxiliará na hora de avaliar de modo objetivo e compreensivo todos os processos de aprendizagem de seu filho.

Portfólio Educação Infantil

Portfólio Educação Infantil

A importância dessa espécie de documento é de suma importância para observar e respeitar o ritmo de aprendizagem da criança como forma de auxiliá-la, dialogando, claro, de forma inteligente e eficaz. Afinal, a frase: educação vem de berço, aquele discurso que todos gostam de repetir, mas nunca de cumprir, começa com uma boa estratégia sobre como conduzir a educação do seu filho em um momento crucial, o começo da formação do caráter.

Tem dúvidas sobre como produzir um portfólio bem organizado e dar início desde já a educação de seu filho? É bem simples, adquira uma pasta ou um mesmo um portfólio tradicional de papelaria, anote os dados sobre seu filho, a data em que começou o processo e mão a obra.

Portfólio Educação Infantil

Portfólio Educação Infantil

Anexe os principais exercícios, provas, tudo que você acredite que venha a contabilizar para a formação de seu filho. Pode ser desde exercícios com notas baixas e altas. Pondere sobre os motivos, faça anotações no portfólio, converse com seu filho e anote o resultado da conversa. Faça isso sempre que puder. Com o tempo você terá uma visão madura sobre as limitações e os avanços do seu filho. Tendo isso em mente será ainda mais eficaz do que apenas fazer cobranças vazias, sem embasamento.

É importante sempre saber exatamente em que pontos a criança precisa melhorar. Para tanto, registre ideias, experiências, opiniões, reflexões, motivações, propósitos e demais anotações pertinentes para o processo de formação do seu filho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>