Fuso Horário Mundial

Muitas pessoas não sabem, mas com relação ao Fuso Horário Mundial sua definição é feita através do um meridiano de Greenwich. Esse meridiano é uma linha totalmente imaginária que passa pelo território cortando-o verticalmente e com isso as horas são estabelecidas, mas sempre de acordo com a distancia que o país fica tanto a oeste quanto a lesta da linha imaginaria. Com isso são calculados quinze graus a oeste ou a leste da linha imaginaria e cada quinze graus correspondem a mais ou menos sessenta segundos. O fuso horário mundial existe desde o século X.

Fuso Horário Mundial

Fuso Horário Mundial

O fuso horário de alguns paises com relação à Brasília é bem grande como: No Japão a diferença é de doze horas, na Austrália é de onze horas, na China também é de onze horas e em paises como Estados Unidos a variação é de seis a sete horas e na Rússia de seis a quatorze horas. Essa diferença se encontra em muitos outros paises. O fuso horário quase não é notado no dia a dia, mas na copa do mundo de 2006 todos os jogos foram realizados na Alemanha e com isso os jogos foram vistos em programas de TV no Brasil em tempo real ao contrario foi em paises como Tóquio e Japão.

Mapa

Mapa

A diferença de horário somente é percebida quando tem algum acontecimento como esse da copa do mundo ao contrario somente em viagens, pois para quem esta em casa e em seu país de origem essa diferença nem mesmo é notada. Com os muitos avanços tecnológicos que hoje em dia aumentaram o transporte acabando com a segurança no trânsito, a comunicação e também os avanços relacionados à ciência foi necessário que no mundo fosse unificada a hora, mas depois de uma grande conferência que foi realizada no ano de 1884 o fuso horário foi aceito. Com o fuso horário criado foi possível que os paises tivessem uma ordem, pois antes disso à ordem com relação à horária era praticamente impossível.

Tabela dos Fusos

Tabela dos Fusos

Com o fuso horário foi possível também que as empresas, o sistema de comunicação e muitos segmentos da sociedade pudessem se organizar e fazer todas as suas atividades com mais agilidade! É muito importante que se saiba que o movimento de rotação que é feito pela Terra é realizado de oeste para leste e por isso todos que estão localizados a leste podem ver o por do sol primeiro. Esses paises possuem a hora adiantada. No caso do Brasil é encontrado nele três fuso horário diferente por ele estar localizado a oeste da linha imaginaria e possui também uma grande extensão de seu território. Possui de duas a quatro horas de atraso em horários. O fuso horário não atrapalha em nada a vida das pessoas, muito pelo contrario, pois imagina a bagunça que seria a vida sem ele.

Alguns sites disponíveis na internet têm a função de mostrar o fuso horário mundial de todos os países, já que se diferenciam em algumas horas, ou até mesmo em um dia, como é o caso de países do oriente, como o Japão em relação a países da América.

É realmente interessante observar que essas informações a respeito de fusos horários são importantíssimas para viajantes e turistas que precisam se interar a respeito do novo horário, quantas horas vão gastar de viagem, entre outras curiosidades que carregam os fusos horários.

Também chamadas de zonas horárias, os fusos horários se dividem em 24 linhas que são relativas às áreas de divisão da Terra. Lembramos que todos os fusos horários são definidos pelo Tempo Universal Coordenado (UTC). Assim, é possível observamos a diferença de algumas horas de países para países, como por exemplo, do Brasil para os Estados Unidos, perfazendo um total de seis até dez horas, dependendo da cidade de localização.

3 comentários

  1. Falta ensinar a diferença entre GMT e PDT

  2. eu gostei muito desse site.so pessoas inteligentes entrão nele!!!!!!!!!!!!!!!!!
    meu irmão diz que isso é chato mais nao é

  3. Olá, boa noite, consultando este site, vi que no final do primeiro paragrafo, se lê: “cada quinze graus correspondem a mais ou menos sessenta segundos” não seriam sessenta minutos a cada 15° dos meridianos? Aproveito para parabenizar o site, excelente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>