Figuras Geométricas

A geometria (do grego geo = terra + metria = medida) é uma parte da matemática que se ocupa em estudar o espaço e todas as figuras que podem ocupá-lo.
As figuras geométricas são exatamente essas representações dos objetos existentes no espaço.

Origem:

Não se sabe ao certo a origem das figuras geométricas e também o uso delas com interesses matemáticos, porém há estudos que afirmam que na época da construção das pirâmides do Egito (aproximadamente 2600 a.C.), foram registradas as formas utilizadas para construir a pirâmide para que ela saísse perfeita, fazendo cálculos e anotações.
O primeiro uso das figuras geométricas ocorreu também nessa época, na qual os faraós precisavam de uma maneira de dividir as terras entre seus funcionários. Para que ninguém saísse prejudicado, surgiu a prática de medição dos terrenos em figuras básicas como triângulos e retângulos.
A partir daí, o uso das figuras se desenvolveu chegando no vasto ramo que é hoje, estudado detalhadamente pelos matemáticos do mundo todo.

Piramides

Algumas definições:

Devido a grande quantidade, as figuras geométricas foram divididas em grupos e classificadas de acordo com alguns aspectos.
Primeiramente, dividem-se em figuras planas e espaciais.
As planas, são aquelas que só podem ser desenhadas em planos, duas dimensões (2D). Não consegue-se calcular seu volume, somente sua área, pois possuem apenas valores de base e de altura (ou largura). Basicamente chama-se de figura plana quando todos os seus pontos estão localizados em um mesmo plano (Como por exemplo – círculo, quadrado, trapézio, losango, etc.).
Já as figuras espaciais são concebidas no espaço e possuem todas as características (volume, base, altura,largura). São popularmente conhecidas por 3D (Prismas, cubos e pirâmides).
A segunda classificação se refere ao número de lados que uma figura possui – no caso das figuras planas. Uma figura de quatro lados, como o quadrado é classificada de quadrilátero.
Já as figuras espaciais se classificam pelo número de lado das bases. Por exemplo, uma pirâmide com cinco lados em sua base é classificada como pentagonal.

Plana

O desenvolvimento 3D e o envolvimento tecnológico:

3D é o nome popular dado às figuras geométricas ou imagens criadas que dão a ilusão de uma visão tridimensional por quem as observa. O estudo das figuras em 3D há muito tempo deixou de fazer parte apenas da realidade matemática, e tem sido imensamente explorada pela industria tecnológica que tem aproveitado dessa realidade virtual para dar maior realismo em suas produções.
Cinemas, televisores, internet e até mesmo celulares já possuem a tecnologia 3D que apesar de aparentemente nova, tem sido desenvolvida desde meados do ano 1952.
O que podemos perceber, é que essa tecnologia vem crescendo cada vez mais e o que era apenas estudos de figuras geométricas básicas pelos egípcios tornou-se uma poderosa e revolucionária fonte de entretenimento.
E você? Já teve contato com alguma tecnologia usando figuras em 3D? Vale a pena experimentar e testar os prazeres de uma realidade virtual tão acentuada, que tem feito com que muitas pessoas invistam grandes quantias para adquiri-las.

Espacial

6 comentários

  1. valeu eu tava mesmo precisando mesmo disso Obrigada mesmo

  2. mas pressisa de mais figuras etc

  3. site ruin da poha,esse e o pior site q ja inventaran,site lixo

  4. siteee lixoooooo site ruin da poha

  5. esse site mim ajudol mt mesmo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>