Bacharelado, Tecnólogo ou Licenciatura?

Bacharel, tecnólogo ou licenciatura são todos cursos universitários de graduação, ou seja, cursos de nível superior, no entanto existem diferenças importantes entre as três formas de graduação, que dizem respeito a habilitação, tempo de duração do curso e a área de atuação de cada profissão. Nesse artigo nós vamos conhecer um pouco mais sobre as principais características e a abrangência de cada uma dessas formações.

Bacharelado

A graduação em bacharel é direcionada ao mercado de trabalho em áreas determinadas de atuação, de forma que os bacharéis que se formam em cursos como medicina, odontologia, direito, administração, biologia, engenharia, arquitetura entre outros, estão aptos a ingressar no mercado de trabalho.

Graduação

Contudo, em alguns cursos além da conclusão do curso de bacharel é necessário prestar algum tipo de exame, como a prova da OAB, para os formados em direito, e a residência e a especialização para os médicos. A maioria dos cursos de bacharelado ainda exige o registro no órgão competente, como CREA, CREMERS, CRC e outros.

Os cursos de bacharelado tem duração média de 4 até 6 anos e os graduados podem seguir como profissionais liberais, prestar concurso para a área pública ou trabalhar em empresas privadas.

Tecnólogo

Os cursos de tecnólogo não são cursos técnicos ou cursos direcionados somente a área de tecnologia, são cursos de graduação em nível superior que tem o objetivo de formar profissionais em áreas específicas para ingressarem no mercado de trabalho imediatamente.

Profissionais

A duração desses cursos é em média de 3 anos, e as grades curriculares são desenvolvidas visando desenvolver as competências profissionais e capacitar os alunos a aplicação dos conhecimentos nos processos, produtos e nos serviços que dizem respeito a área de atuação de sua formação, direcionada para a produção e inovação tecnológica e cientifica e para a gestão dos processos de produção de bens e de serviços.

Para ingressar no curso de tecnólogo é preciso ter o ensino médio completo.

Licenciatura

Os cursos de graduação em licenciatura são direcionados ao magistério, formando professores para os diversos níveis de ensino. As grades curriculares dos cursos de licenciatura prevêem, além das disciplinas pertinentes a área de atuação, como história, português ou matemática, por exemplo, disciplinas como metodologia e didática para habilitar os professores ao processo de ensino-aprendizagem mais eficiente, crítico e criativo, com técnicas e métodos para o desenvolvimento dessa função.

Magisterio

A habilitação para atuar nos diversos níveis do ensino depende da formação, assim para atuar na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental, é necessário a graduação de licenciatura em pedagogia ou normal superior, com a habilitação. Para dar aula nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio é necessário possuir habilitação em curso de licenciatura na área especifica, como Geografia, história, português, matemática, química, física, biologia, educação física, etc.

Continuação da Graduação

Pós-graduação, mestrado e doutorado são a continuidade da graduação em qualquer uma das formações, seja como bacharel, tecnólogo ou licenciatura, e ampliam a área de atuação dos profissionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>