Rã Touro

Origem

A rã touro é apenas uma espécie dentre a grande família dos Anfíbios, cuja formação se subdivide em três ordens que são os anuros: rã, Sapo e perereca; os urodelos: Salamandra Mexicana e tritões; e ápodes que são conhecidas popularmente como cobras-cegas ou cecílias. De acordo com as conclusões de pesquisadores os anfíbios existem há muitos anos, provavelmente 400 milhões, possivelmente eles tenham sido os primeiros vertebrados sobre a terra. Acredita-se que eles tenham sido parentes de alguns peixes coloridos, dotados de ossos e pulmões, tendo sido necessária a sua adaptação ao ambiente terrestre em função de secas ocorridas em seu habitat natural.

Rã Touro

Rã Touro

Fases de desenvolvimento

A rã touro assim como as demais espécies de rãs existentes passam por algumas fases de desenvolvimento. Em sua primeira fase elas vivem da mesma forma que os peixes camuflados, sendo herbívoros se alimentam de microorganismos como fungos, bactérias e algas; podem ainda se alimentar de planctônicos que são flutuantes ou de  substratos aderidos em vegetações que são chamados de perifiton. Em sua segunda fase de desenvolvimento são tanto terrestres quanto aquáticos, mas até que isto se concretize uma grande transformação ocorre com estes animais, mudanças morfológicas e fisiológicas que lhe permitem alcançar as condições necessárias a diversidade de ambientes em que vive. Nesta fase eles se tornam carnívoros, sua alimentação se compõe de Insetos diferentes, moluscos, anelídeos, pequenos vertebrados e crustáceos. Alguns Répteis como o Jacaré, por exemplo, também tem a propriedade de viver em ambientes terrestres e aquáticos.

Ciclo

Ciclo

Rãs comestíveis

Dentre todas as rãs apenas duas podem ser consumidas e elas são as rãs touro e as rãs pimenta. Algumas características especiais destas rãs são as patas traseiras bem maiores do que o normal, pois estas rãs costumam dar grandes saltos com muita agilidade; também possuem membranas similares a dos patos,  entre os dedos que lhe são úteis para a natação.

Vida

Vida

Carne exótica

Não esqueça que a carne de rã é considerada como sendo um prato exótico, e para muitas pessoas ela é uma verdadeira delícia, além disso possui outros atributos muito interessantes, por exemplo, é saborosa e saudável já que os índices de colesterol e gordura são muito baixos, e produz um tipo de aminoácido muito bom para a saúde, mas que nosso organismo não produz.

Curiosidades

Atualmente restaurantes finos oferecem refeições especiais com rã touro e outros tipos de carnes exóticas, mas desde tempos muito antigos que pessoas criadas em cidades do interior e alguns povos indígenas já se utilizam destes recursos para a sua alimentação, bem como para diversos fins medicinais. Como acontece em muitos casos estes conhecimentos não são levados em conta pela população urbana, somente após pesquisas e exames laboratoriais é que seus efeitos benéficos são reconhecidos e começas, muito lentamente a serem utilizados e assim a carne de rã touro ganha valor comercial.

Não deixe de conferir: informações de sapos, outras fotos engraçadas como o sapo na salada e o sapo pisca-pisca. O curioso sapo azul. E, ainda, curiosidades sobre o sapo. Não se esqueça do vídeo do sapo vigiando a casa da tarantula e fotos de sapos, rãs e pererecas!

4 comentários

  1. Parabens pelo site, meu filho e eu fizemos uma pesquisa e ficou muito bom.

  2. achei nojento o jeito deles se reproduzir anfribios mais todos animais tem seu proprio jeito de se reproduzir achei legal

  3. gostei… me ajudou muito…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>