Aldeia Solar em Alentejo Portugal

Localização e Projeto

Alentejo é uma Região do Sul de Portugal que compreende os Distritos Portalegre, Évora e Beja, além de mais duas partes dos Distritos de Setúbal e Santarém, que vai a busca de soluções mais práticas e mais baratas para a sua população. Aldeia Solar em Alentejo – Portugal é o que projeta Alentejo para a sua auto-suficiência em energia elétrica. Protótipos capazes de produzir energia para 50 pessoas, a partir de luz solar, que dentro de um plano maior em defesa da paz, vai testar durante o período de um ano, o que não deixa de ser uma Bela Tentativa essa possibilidade de produzir energia elétrica a partir de luz solar, uma energia limpa e de baixo custo.

Aldeia Solar em Alentejo Portugal

Aldeia Solar em Alentejo Portugal

Esse projeto vai ser desenvolvido em uma propriedade de 150 ha, entremeadas de hortas, casas de taipas dispersas que se transformará em um campo de pesquisas e testes, para a criação de uma Aldeia Solar que possa atender as necessidades de energia, de pelo menos 50 pessoas. As ovelhinhas dos criadores da região, no entanto, poderão continuar pastando tranquilamente, pois não existe a possibilidade de perturbação do ambiente.

Férias

Férias

A simplicidade de seus objetivos

A responsabilidade do projeto é da Comunidade de Tâmara, no Monte Cerro cujo objetivo principal é provar ao mundo que é possível produzir e cozinhar alimentos, aquecer e iluminar as casas, sem a necessidade de recorrer a elementos fósseis poluentes que venham causar a Poluição do Ar que respiramos. Mas no momento, o objetivo principal é viver um ano inteiro com essa Tecnologia, para que no decorrer desse período se possa corrigir o que for necessário, apontando os prós e os contras para que mais adiante, se possa aperfeiçoar o projeto, estendendo os benefícios a toda a comunidade de Tameira, onde vivem mais de 150 pessoas. É o que diz a Agência Luza Bárbara Kovats, a quem coube a coordenação do projeto.

Casas

Casas

Energia Limpa

O campo de testes, conta com uma estufa multifuncional, que permite a produção de alimentos com baixo consumo de água, aquece o óleo vegetal que tem a função de capitar e distribuir o calor solar entre um motor tipo Stirling, produtor de eletricidade e levar até a cozinha onde os alimentos são preparados. São Fontes de Energia como esta, que se deve buscar, objetivando a Proteção do Meio Ambiente. A posição Geográfica de Alentejo possibilitou a sua escolha, por ter uma alta exposição solar. Na cozinha comunitária, construída especialmente para o projeto, existe um espelho com 2 metros de diâmetro, com foco fixo, que reflete o calor para um taxo onde a água é aquecida em menos de 30 minutos. É uma tecnologia antiga que é utilizada na Índia, onde uma comunidade de 30 mil pessoas vive dispensando qualquer outro tipo de energia. Diante de todos os Avanços da Tecnologia moderna, é como voltar o passado. Para os dias de hoje, com a massificação da população, parece mais difícil esta energia solar, a não ser para comunidades mais isoladas, como é o caso do projeto em questão.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internacional

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.