Yamaha DT 180

O modelo de moto DT 180 produzido pela Yamaha possui motor 2 tempos e foi fabricada durante o período de 1981 e 1997. Essa moto se tornou lendária como uma moto para fazer trilhas. Para se ter uma ideia a moto DT 180 foi a responsável por popularizar o Enduro chegando inclusive a vencer o Enduro da Independência.

Uma moto que se destaca no mercado por ter um custo baixo de manutenção e mecânica bastante simples, isso se deve ao motor de 2 tempos. Também é uma moto leve, pesa somente 102 kg. Até os dias de hoje a Yamaha DT 180 é uma moto bastante usada. Vamos conhecer um pouco mais sobre ela.

DT 180 – Moto Trail

No momento em que a DT 180 foi lançada no mercado era a única opção de moto verdadeiramente trail. O modelo tem suspensão monoamortecida daquelas do tipo mono-cross o que foi considerado como uma grande inovação no que diz respeito a suspensão traseira que é duplamente amortecida da TT 125. Por suas características sempre se destacou como uma boa moto para práticas esportivas.

A moto ainda possui escapamento passando por cima do motor de maneira que é mais alto e seguro para evitar a entrada de terra e água. O motor dessa moto é bastante eficiente com 4 tempos de 176,4cc. Tem ainda um bom torque em baixa rotação e uma potência interessante de 19,6cv à 8.000rpm. Da mesma forma que a linha RD e RX, a DT 180, conta com Torque Induction que oferece aumento do torque na baixa rotação e uma boa economia de combustível.

DT 180 Super

O lançamento da DT 180 Super aconteceu em 1983 como uma versão evoluída da original. Por isso contou com diversas inovações como caixa de câmbio de 6 velocidades, banco vermelho com um visual diferenciado, tubos de balança retangulares que são bastante resistentes entre outras coisas.

Nessa época a DT 180 permaneceu no catálogo como uma versão mais simples da DT 180 Super que teve um aumento de preço de 7,7%. Nas duas versões dessa moto permaneceu o sistema elétrico de 6 volts além dos freios dianteiros e o traseiro ao tambor. A evolução da DT 180 fez um grande sucesso por potencializar o que a sua antecessora já tinha de bom.

Mudanças na DT 180

O ano em que foram feitas as principais mudanças no modelo foi 1985 uma vez que o Brasil já contava com várias motos com grafismo moderno, tecnologia e motor refrigerado à água. Em 1985 a DT 180 passou a ter um novo tanque com mais capacidade e no formato conhecido como vulcão. Nessa versão também apareceu um novo banco, um painel reformulado com tensão elétrica de 12 volts que é bem mais eficaz que a versão de 6 volts.

O farol desse modelo da DT 180 é retangular e possui pedaleiras traseiras que são fixas no chassi o que aumento o conforto e também dá mais segurança para quem fica na garupa. Uma moto que é bastante versátil e que possui manutenção bastante em conta, a DT 180 se tornou uma das principais motos de trail do país. O modelo reformulado ficou conhecido como DT180N ou então somente DTN entre os motociclistas.

O Modelo DT 180 Z

No ano de 1988 a Yamaha passou a oferecer a DT 180 Z, a letra Z era um código usado pela montadora para identificar um modelo que era tido como o top de linha. No entanto, vale dizer que o motor ainda era o mesmo, 2 tempos e refrigerado a ar (180 cc o que gerava 21.6 cv) com uma potência máxima.

No período do seu lançamento (1988) até 1997 quando deixou de ser fabricada, a DT 180 Z, teve bem poucas melhorias como as regulagens no carburador e a suspensão dianteira que passou a ter calibração a ar. Os furos no disco de freio ajudaram a elevar a eficiência e assim a tornar melhor a ventilação. No ano de 1993 foi feita uma grande mudança que não agradou aos adeptos do modelo, o Tacômetro não equipava mais a DT 180.

Fim de Linha da DT 180

No ano de 1997 a DT 180 deixou de ser fabricada, contudo, mesmo assim ainda é uma das motos mais usadas em trilhas e corridas realizadas em todo o país. O que atrai os atletas é o baixo custo de manutenção dessa moto e também o seu conjunto que a tornou uma moto consagrada. Muitos adeptos sentiram falta do modelo que saiu de linha e até hoje procuram por uma substituta.

Conhecendo a DT 180

Um dos pontos que mais chama atenção em relação a DT 180 é o seu motor de 2 tempos que é refrigerado a ar e conta com Torque Induction com Y.E.I.S. Também tem cilindro feito de alumínio e camisa de aço que é inclinado para a frente. Conta com cilindrada total de 176 cc. Sua taxa de compressão é de 6,5 : 1.

Sistema de Ignição: A DT 180 conta com sistema de ignição eletrônica usando C.D.I que é ignição através de descarga capacitiva. A carga tem como fonte o magneto e o seu sistema de partida primária do motor é feito através do pedal.

Lubrificação: Através de uma bomba possui injeção direta de óleo 4 tempos. Tem um reservatório de óleo 4 tempos de 0,75 litros. Possui ainda um indicador de baixo nível no painel.

Filtro de Ar: A DT 180 conta com um filtro de ar com espuma de poliuretano úmido com óleo 4 tempos.

Combustível: O tanque tem capacidade para 13 litros de combustível de maneira que fica 1,1 litro para reserva.

Moto Lendária

Quando a DT 180 chegou ao mercado brasileiro revolucionou, pois não tinham opções de motos esportivas como essa. Uma das motos mais usadas nas competições de Enduro se tornou uma das principais escolhas dos competidores. Como é uma moto eficiente e com baixo custo de manutenção se tornou uma opção inteligente.

Até os dias de hoje mesmo não sendo mais fabricada é uma das motos mais usadas para fazer trilhas e participar de esportes. O que muitos motociclistas fazem é turbinar e reformar a moto. Se você gosta de uma moto com potência e clássica vale a pena conhecer mais sobre a DT 180 da Yamaha.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Moto

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.