Panorama C

Modelo Não Foi Um Sucesso De Vendas, Mas Abriu Caminho Para o Fiat Elba e o Fiat Palio Weekend

Se existe um automóvel perfeito para famílias, é sem dúvidas, a Station Wagon. Também chamada popularmente no Brasil como “perua”, os veículos derivados de modelos hatch costumam ser muito apreciados por famílias com crianças pequenas devido ao seu amplo espaço interno e porta-malas, perfeito para acomodar todos os pertences e brinquedos das crianças durante um passeio ou viagem.

Panorama

Panorama

Foi a partir da década de 70 do século XX que as peruas vieram para ficar, com modelos como os Volkswagen Variant e Belina, Ford Belina e Chevrolet Caravan. Ao desembarcar no Brasil em 1976, a montadora italiana Fiat, também não deixou por menos e no ano de 1980, pouco anos depois de iniciar suas atividades na fábrica instalada em Betim (MG), lançou a perua Panorama.

Derivada do hatch compacto Fiat 147, ao contrário do veículo compacto, a perua não foi um grande sucesso de vendas, sendo produzida até o ano de 1986, quando a família Fiat 147 foi extinta para dar lugar à família Uno, que contava com uma perua, a Elba, derivada do novo hatch, bem como o sedan Fiat Prêmio e a Fiorino (furgão e pick up). Importante ressaltar  de que a versão furgão da Fiorino, continua a ser produzido até hoje.

Panorama C

Panorama C

Um dos motivos da Panorama não ter sido tão apreciada pelo público brasileiro devido à sua estética, pois sua parte traseira contava com o teto mais alto em relação à parte frontal, o que caracterizava muitas station wagons norte-americanas da época. Esse estilo agradava os norte-americanos, porém, não deu certo no Brasil, já que a clientela preferia as linhas mais retas da rival Parati, perua compacta derivada do Gol.

Além disso, a montadora italiana preferiu apostar somente na versão duas portas da Panorama, por acreditar de que as famílias consideravam mais seguro transportar crianças em peruas de duas portas ao invés de quatro portas, fato que foi desmentido ao longo dos anos, e os modelos de quatro portas caíram definitivamente no gosto do público brasileiro.

Ao longo de seus seis anos de produção, a perua Fiat Panorama era oferecida em duas versões: a Panorama C, versão básica, equipada com moto 1050 e a Panorama CL, a top de linha, equipada com motor 1300, sendo que ambos os motores eram os mesmos do Fiat 147.

Os motores poderiam ser perfeitos para o hatch, já que o veículo era bem mais leve e transportava menos carga, mas no caso da perua, isso não garantiu um bom desempenho para ela, já que era mais pesada e transportava mais carga do que o hatch, pois tinha como objetivo transportar famílias. Dessa forma, na época, o público acabou optando mesmo pela Volkswagen Parati, que vinha equipado com motor 1.600, o que garantia um bom desempenho.

Dessa forma, em 1986, a Fiat retirou a Panorama de linha e passou a investir na família Uno, com hatch, sedan, pick up, furgão e perua. Coube à station wagon Fiat Elba a tarefa de substituir a Panorama, que conseguiu com muito êxito. Isso se deve ao seu amplo espaço interno, inspirado nas dimensões generosas do Uno, aliado a um bom motor, de 1500, e com versão de quatro portas, o que agradou muito o público.

Panorama Fiat

Panorama Fiat

Atualmente, quem ocupa a posição de perua compacta da Fiat é a Palio Weekend, desde 1998, que segue à linha desbravada pelo Fiat Elba: boa motorização, espaço interno e economia de combustível, sendo um dos modelos líderes de vendas da categoria, que vem liderando, ainda mais que sua arqui-rival, a Volks Parati, que deixou de ser produzida recentemente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Carros

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.