Uma Vida Conectada

Novas Tecnologias

Frente às novas tecnologias existentes até o dia de hoje, presume-se que será cada vez mais difícil viver só, pois a nova mania é levar uma vida conectada e algumas pessoas levam isto tão a sério que são capazes de se manter conectadas durante as 24 horas do dia, todos os dias da semana, e assim sucessivamente. Qual o objetivo disso e que conseqüências podem decorrer desta prática é o que preocupa alguns profissionais da Área Saúde, como psicólogos e psiquiatras.

Radiobless

Com certeza os professores também estão envolvidos nesta realidade, pois são as testemunhas diretas da vida conectada que seus alunos lutam para manter a qualquer preço. Tem sido feitas pesquisas neste sentido e o relato de professores de várias áreas de atuação é sempre o mesmo e dizem que: Crianças, adolescentes e adultos, ou seja, alunos do ensino fundamental até as universidades deixam de manter relações saudáveis com seus colegas para estarem em contato com seus amigos virtuais.

Operação

Novos sonhos

Roberto Carlos canta em uma de suas músicas de sucesso “Eu quero ter um milhão de amigos…”, mas acredito que ele nunca tenha imaginado que este milhão de amigos pudesse ser virtual. Pois este tipo de relação é o sonho de consumo de muitos jovens na atualidade. A internet pode ser conectada das mais variadas formas, além dos computadores propriamente ditos, permitindo que os internautas levem seus amigos no bolso, literalmente. As listas de amigos de muitos internautas têm, muitas vezes, centenas de pessoas adicionadas, e embora não haja a menor intenção nem possibilidade de se manter contato com toda esta gente, o número de “amigos” parece ser muito importante para eles. São relações verdadeiramente virtuais, ou seja, na grande maioria dos casos as pessoas não fazem idéia de quem esteja por trás dos “Nicks” usados em MSN, chat’s, comunidades, etc., e para estas pessoas é praticamente impossível imaginar como seria a vida antes do computador.

Uma Vida Conectada

Perspectivas

Já na década de 50 um influente psicólogo chamado Donald Winnicort escreveu um artigo no qual demonstrava sua preocupação quanto a nossa capacidade de estar só, considerando a importância desta habilidade para um desenvolvimento emocional saudável. Comunicar-se é preciso e muito salutar, mas nesta questão, como em muitas outras, há que se ter cuidado com a linha tênue traçada pelo equilíbrio das atitudes. As opiniões a cerca do assunto são bastante divergentes, considera-se a questão de que, mesmo com centenas de pessoas estranhas adicionadas, a relação mais estreita, ou que se aproxime de uma amizade concreta se dá em pouquíssimos casos, cerca de 4 para os homens e de 6 para as mulheres, dados estes colhidos em pesquisas realizadas pelo sociólogo Cameron Marlow. Portanto têm-se muitos “contatos”, mas poucas relações de amizade, seguindo os moldes de relacionamentos antes da era virtual. Outras conclusões mais específicas a respeito do assunto, só o tempo nos dará.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.