Ultrassonografia na Gravidez

A ultrassonografia (que também pode ser chamada de ecografia), além de ser um método minimamente invasivo, é uma das melhores formas de se fazer o acompanhamento do processo de uma gravidez. O equipamento funciona através da reflexão de ondas sonoras de alta frequência pelo corpo humano, e é de custo relativamente baixo.

Com a utilização desse método, pode-se ter noção do desenvolvimento e saúde do feto, além de acompanhar os batimentos cardíacos do bebê, por exemplo, para que a gravidez ocorra da melhor forma possível.

O exame pode inclusive identificar há quanto tempo a mulher está grávida, ou se há mais de um bebê. O método também é útil para se ter uma ideia do crescimento do feto durante as 40 semanas de gestação.

Ultrassonografia na Gravidez

Ultrassonografia na Gravidez

Como não necessita da radiação, a ultrassonografia tornou-se um método muito comum na medicina moderna e, de acordo com estudos realizados, não faz mal algum ao bebê. O exame permite a identificação de possíveis complicações ou doenças com antecedência.

Nesses casos, é possível dar início a alguma forma de tratamento e medicação necessários ainda dentro da barriga da mãe. É importante ressaltar que é um exame tranquilo e indolor.

Ultrassonografia na Gravidez

Ultrassonografia na Gravidez

Quanto aos pais, certamente a parte mais aguardada com relação ao uso do ultrassom é a descoberta do sexo do bebê que está por vir. Hoje em dia, existem equipamentos de tecnologia altamente avançada, que permitem uma nitidez maior do feto, como a sua posição, movimentações e às vezes até a expressão, graças à tecnologia 3D.

De acordo com o estágio em que se encontra a gestação, diferentes níveis de exame são os mais apropriados. A chamada ultrassonografia morfológica, por exemplo, é recomendada pelos médicos especialistas já no primeiro trimestre da gestação. O ultrassom consegue já nessa etapa identificar com antecedência algumas doenças.

No decorrer da gestação, a ultrassonografia passa a ter funções mais variadas e pode ser feita com diferentes métodos. Por exemplo:

Ultrassonografia na Gravidez

Ultrassonografia na Gravidez

Translucência nucal: trata-se da análise de uma parte da nuca do bebê e constatação da presença de osso nasal. Esse exame contribui para a identificação de determinadas complicações, como a Síndrome de Down.

Ultrassom morfológico: essa forma de ultrassonografia é um pouco mais demorada, pois exibe mais detalhes do organismo. É nesse momento que se pode saber o sexo do bebê. Deve acontecer ainda no primeiro trimestre de gestação, para verificar o desenvolvimento de órgãos como: o coração, cérebro, sistema digestivo, entre outros.

Durante a fase final da gestação, ainda é preciso verificar a posição em que o bebê se encontra, para certificar o bom andamento do parto.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.