Tratamento Para Pedras Nos Rins

Antes de falarmos qual o tratamento indicado para quem tem pedras nos rins, vamos entender do que se trata o problema. Saiba que os seres humanos expelem grandes quantidades de sais de cálcio, ácido úrico, oxalatos, cistina e em alguns casos, até diuréticos e penicilina, através da urina. As pedras nos rins são cálculos que se formam quando a urina fica saturada destes cristais, que normalmente são expelidos. Não se trata de um problema raro, pelo contrário, pode acontecer com grande frequência.

Calculos Renais

Calculos Renais

Segundo dados científicos, cerca de 12% dos homens e 5% das mulheres, estão sujeitos a ter pedras nos rins pelo menos uma vez na vida. E não existe nenhuma da fase da vida, que o ser humano esteja livre do problema, a incidência é maior entre 4 e 7 anos de idade e é mais comum no adulto jovem.

O Aparecimento Das Pedras Nos Rins

O aparecimento das pedras nos rins ou também chamado cálculo, se dá através de um processo complexo e a alimentação do homem, rica em alimentos industriais, aumenta a incidência. Esses alimentos são ricos em proteínas, sal e hidratos de carbono, tudo o que favorece a formação de cálculos.

Outros fatores que podem gerar o aparecimento das pedras nos rins são: epidemiológicos, como herança genética; anormalidades urinárias; ausência biológica de fatores inibidores da formação de pedras; alterações metabólicas e infecções urinárias.

Os cálculos renais normalmente são formados por: cálcio, magnésio, oxalato, cistina, ácido úrico e citrato.

Sintomas e Diagnóstico Do Problema

As pedras nos rins podem já estarem presentes na urina e o indivíduo não sentir absolutamente nada e vir a descobrir em um exame ocasional, pedido por outro motivo.

Pedras No Rim

Pedras No Rim

Quando aparecem os sintomas, o principal deles é a dor, como uma cólica e em casos mais graves, os cálculos podem impedir a passagem a via urinária.

A cólica renal é forte e para controlá-la os médicos recomendam analgésicos potentes. Além disso, com a dor vem também náuseas, agitação e vômitos. A dor tem início na maioria das vezes na região lombar e vai irradiando para o restante da região.

Quando o paciente chega a sentir cólicas fortes, os médicos além do simples exame de urina, pedem um RX simples de abdômen e uma ecografia abdominal.

O cálculo renal pode complicar e criar outros problemas, como infecção urinária, por exemplo, ou ainda, obstrução urinária que pode levar a perda de um rim, insuficiência renal crônica, hipertensão arterial, complicações cirúrgicas nas retiradas dos cálculos.

Como é o Tratamento

Para evitar o cálculo renal tomar bastante líquido é a melhor saída, o mesmo acontece durante o tratamento, é necessário a ingestão de muita água, que serve para diminuir a concentração e supersaturação dos cristais urinários.

O tratamento visa principalmente evitar que as pedras aumentam e novas apareçam. Porém, é um tratamento longo e diversificado, que precisa ter do doente muita paciência e disciplina.

Tratamento Natural

Tratamento Natural

Depois de terminado o tratamento, o médico pede 6 meses depois, que os exames sejam repetidos. É muito importante que seja feita essa avaliação para saber se foi eficaz ou não o tratamento aplicado.

Nos casos mais graves, quando as pedras superam 0,8 é necessário passar por uma cirurgia para retirá-las.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.