Refrigerante e Seus Malefícios

O refrigerante, às vezes chamado somente “refri” está presente na maioria das casas dos brasileiros. Seja num almoço, numa festa ou num churrasco, é muito difícil não ter pelo menos uma garrafa de refrigerante, que é uma alternativa barata para poder beber algo diferente. Não é difícil, também, encontrarmos pessoas que tomam todos os dias, garrafas e mais garrafas de refrigerante. O que eles não sabem (ou até sabem) é que o refrigerante causa muitos malefícios para o corpo, sobretudo para o organismo. Você sabe quais são os malefícios do refrigerante para a sua saúde? Nesse artigo, iremos explicitar a você esses males, entre outras informações importantes a respeito dessa bebida tão popular e, ao mesmo tempo, tão perigosa. Vamos lá?

Refrigerante e Seus Malefícios

Refrigerante e Seus Malefícios

Os Refrigerantes

Os refrigerantes são, como todo mundo sabe, bebidas açucaradas gaseificadas. Você pode encontra-los em praticamente todo lugar: nos mercados, nas conveniências, nos bares, nos barzinhos e até nas ‘’vendinhas’’ nas zonas rurais. E tem para todos os gostos: de laranja, de limão, do tradicional (guaraná), entre muitos outros. Algumas pessoas tem uma espécie de ‘’vício’’, e tomam o refrigerante quase em todas as refeições ou toda hora. Elas são as mais propensas a desenvolver os seguintes problemas:

Obesidade

A obesidade é o problema do século XXI. A população está cada vez mais se alimentando mal, contribuindo para que os índices de obesidade subam, e muito. Quem consome muito refrigerante, pode estar sujeito a ser obeso, isso porque eles contêm muitas calorias, e nem pense em correr para o refrigerante diet. Ele pode conter até mais calorias do que uma bebida comum.

Obesidade

Obesidade

Osteoporose

A osteoporose é outro problema decorrente do consumo excessivo do refrigerante. Isso porque o ácido fosfórico presente na bebida impede que o cálcio, importante mineral ósseo, se fixe nos ossos, causando, então, o seu enfraquecimento. Pesquisas apontaram que, quem consome 3 refrigerantes em uma semana, perde o equivalente a  4% a mais da massa óssea do que outras pessoas que tomam outros tipos de bebidas.

Infarto

Consumir uma bebida doce diariamente, segundo pesquisa, eleva em mais de 20% o risco de se sofrer um infarto (Em um período de 20 anos). E essa taxa tende a aumentar de acordo com a quantidade de bebidas açucaradas consumidas todos os dias.

Diabetes

A diabetes também está se alastrando, sobretudo nos jovens. O consumo de refrigerante pode aumentar ainda mais a incidência da doença, já que, com os altos níveis de glicose presente no refrigerante, o açúcar no sangue tende a aumentar. E isso não vale somente para a bebida gaseificada não: sucos doces também contribuem para o aparecimento da diabetes.

Diabetes

Diabetes

Cáries

O açúcar também pode causar um problema a mais no organismo: as cáries.  O açúcar que fica no dente, depois de consumir o refrigerante, é um ótimo convite para o aparecimento e proliferação de cáries. Por isso, sempre depois das refeições, escove bem os dentes.

Insônia

Mais uma vez o vilão é o açúcar em excesso. Além da diabetes e das cáries, o açúcar pode ainda atrapalhar o ciclo do sono, gerando aí a insônia.

‘’Pedra’’ nos Rins

Popularmente conhecido assim, os cálculos renais pode se formar em quem toma refrigerante em excesso. Isso porque na bebida há o oxalato, que pode ocasionar isso e várias outras doenças.

Gastrite

Devido a vários aditivos, ao alto teor de açúcar e ainda Ph muito ácido, os refrigerantes podem ser a causa de uma gastrite, um transtorno da área de digestão.

Os Refrigerantes Possuem Alguma Parte ‘’Boa’’ Para o Organismo?

A resposta é não. Os refrigerantes não possuem nada relacionado com a nutrição e com algo saudável que dê para o corpo aproveitar. E não importa se o refrigerante consumido é zero, diet… São todos perigosos para a saúde se consumidos em excesso. Se você gosta de consumir refrigerante, não é um problema. Basta manter um pequeno controle para que esse consumo não seja nem fique exagerado. O ideal é a substituição do refrigerante por outra bebida, que geralmente são mais saborosas, como sucos com pouco açúcar, chá, água, entre outros. Mas, há quem não consiga excluir de uma vez o refrigerante. O recomendado a se consumir, diariamente, é um copo (Que corresponde a 200 ml).  Mas, se possível substitua essa bebida por um suco (natural, de preferência). Outro detalhe: você deve consumir a bebida 1 hora antes ou depois de ter feito as refeições, nunca junto com elas. Isso porque você pode retardar o processo de digestão. O que está preocupando os cientistas é que o refrigerante está tomando o lugar de outras bebidas, que são mais importantes e trazem benefícios para o nosso organismo, como água, suco, leite, enfim.

Os Refrigerantes Possuem Alguma Parte ‘’Boa’’ Para o Organismo?

Os Refrigerantes Possuem Alguma Parte ‘’Boa’’ Para o Organismo?

Refrigerantes e o Câncer

O câncer sempre foi relacionado com o refrigerante, isso porque alguns de seus componentes químicos são cancerígenos. Algumas pesquisas estão relacionando o fósforo, presente na composição do refrigerante, com a possibilidade de aparecimento de câncer na pele. Outro é o câncer de esôfago, que é desencadeado já que, quando ingerimos o refrigerante, ele expande o estômago e causa refluxo, e é esse refluxo que pode causar um câncer.

Então, O Que Tomar?

Se você não quer ter problemas futuros com o consumo de refrigerante, que tal dar espaço a bebidas novas e mais saudáveis? Se você está determinado a evitar ao máximo o consumo de refrigerantes, precisa ser forte e evitar as tentações. Há várias opções para você ao invés dos refrigerantes, como os sucos, os chás, a própria água, leite, enfim. Elas, além de naturais, não causam males nem problemas para o organismo. Os sucos devem ser preferencialmente, como já dito, não prontos e não muito adoçados. Os chás podem ser frios ou quentes. E, falando em sucos, você já tentou fazer combinações, a fim de aumentar a nutrição e o número de vitaminas consumidos de uma só vez? Há várias combinações, como cenoura, beterraba e laranja. É preciso bater esses ingredientes na batedeira, coar, adoçar e servir. Apesar da mistura de ingredientes, o sabor que não ser perceptível é o de laranja.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.