Quais São os Primeiros Sintomas da Gravidez?

Saber bem no início que você está grávida é muito importante para que a mulher consiga realizar o seu pré natal o mais cedo possível, e além disto, as mulheres que ficam sabendo da sua gravidez em estágios bem iniciais poderão tomar algumas medidas imediatas, que poderão beneficiar seus futuros bebês, bem como melhorar os controles de glicose no sangue, bem como de pressão artéria, e ainda tratar infecções de forma precoce ou mesmo evitar álcool e drogas que são potencialmente nocivas para o bebê em seu primeiro trimestre. Estes primeiros sintomas de gravidez são muito importantes para se alartar a futura mamãe, fazendo com que ela mesma possa procurar por uma faz formas mais práticas para o diagnóstico de gravidez, seja elas através de exames de sangue ou mesmo simples testes de gravidez de farmácia. Estes primeiros sintomas de gravidez surgem normalmente três semanas depois da fecundação, apesar disto em alguns casos a gravidez poderá mostrar sinais tão cedo quanto o sexto dia após a concepção da criança.

Veja os Primeiros Sintomas de Gravidez

Antes de prosseguirmos é bem importante salientar que os sintomas de gravidez não são os mesmos para todas as mulheres. E na verdade, uma mesma mãe poderá ter sinais e sintomas que não são os mesmos para todas as mulheres. Na verdade uma mesma mãe poderá ter sinais e também sintomas bastante diferentes, entre duas gravidezes distintas. Os sintomas de gravidez poderão também variar em sua intensidade, frequência e também duração. Procure ter em mente que muitos dos sintomas que as mulheres possuem precoces da gravidez poderão parecer semelhantes aos desconfortos pré menstruais que você estará habituada. E as mulheres que não tentam engravidar não ficam observando as mudanças de seu corpo, e os primeiros sinais de gravidez costumam passar despercebidos, podendo ser muitas vezes confundidos com sinais de uma menstruação que está a caminho.

Veja os Primeiros Sintomas de Gravidez

Veja os Primeiros Sintomas de Gravidez

Sinais e os Sintomas de Gravidez

Uma vez que o óvulo é fecundado por um espermatozoide, o embrião deverá percorrer as trompas e deverá se implantar na parede do útero após seis a 12 dias. E esta implantação poderá ainda causar um pequeno sangramento uterino, que muitas vezes poderá ser confundido com uma menstruação que está para chegar. Em torno de 10% das grávidas poderão apresentar algum tipo de sangramento vaginal em suas primeiras semanas de gestação, e ás vezes sendo necessário até mesmo a utilização de absorventes. Como este sangramento costuma acontecer próximo ao período onde a menstruação é esperada, algumas das mulheres o tratam como um tipo de menstruação que veio um pouco mais fraca. Se você estiver tentando engravidar e apresenta assim uma menstruação diferente da usual, procure ficar atenta pois este poderá ser um sintoma de gravidez inicial.

Cólicas ou Dores Abdominais

Além de se contar com um sangramento leve, a gravidez inicial poderá ainda causar algum tipo de desconforto na parte inferior do abdômen, e ás vezes uma sensação de inchaço na barriga, mimetizando os vários sintomas que poderão surgir alguns dias antes da menstruação, e é muito comum também uma sensação de peso na parte inferior do ventre. Este incômodo quando é associado a um sangramento vaginal dias depois, poderá muito bem enganar as grávidas, fazendo assim pensar que é apenas uma menstruação. Tenha atenção com alguns pontos, como por exemplo, tanto as cólicas como também os sangramentos vaginais em fases iniciais de gravidez costumam ser muito menos intensos do que os que acontecem na menstruação de verdade.

Cólicas ou Dores Abdominais

Cólicas ou Dores Abdominais

Atraso da Menstruação

O atraso da menstruação é um sinal bastante clássico de uma gravidez. Sendo assim é geralmente o sinal que faz que a mulher sempre procure fazer um teste de gravidez. E com isto todavia porém nem todas as mulheres sentem a facilidade em reconhecer este tipo de sintoma de gravidez. Algumas mulheres por exemplo contam com ciclos menstruais muito irregulares, sendo assim serão apresentados inclusive alguns períodos de anovulação, ou seja não ovular em um determinado mês, sendo que muitas vezes aconteça quase dois meses entre uma menstruação e outra. Como explicado o sangramento da implantação do embrião poderá certamente confundir algumas grávidas, fazendo com que esta não possa notar a interrupção de sua menstruação em um primeiro momento. É bastante importante se ressaltar que a menstruação poderá atrasar por vários outros motivos que não são a gravidez, e entre eles, o estresse, as infecções, trocas de anticoncepcional, além de alterações de peso, cansaço. Com isto a própria expectativa pela menstruação, quando a mulher não quer de jeito algum engravidar, porém se descuidou tendo relações sexuais desprotegidas o que poderá certamente causar um atraso no seu ciclo menstrual.

O Aumento dos Seios

É um outro típico sintoma de gravidez, e ainda o aumento dos seios poderá surgir com apenas uma ou mesmo duas semanas de gestação. Além de seios maiores, as grávidas poderão sentir os seios muito mais sensíveis com toda a sensação de inchaço. Podendo ainda haver o escurecimento dos mamilos e o aparecimento de algumas veias que ficam salientes ao redor dos seios. Com isto o aumento dos seios deverá acontecer por alterações hormonais, estas que promovem a estimulação das glândulas mamárias. E em algumas mulheres estas alterações poderão ocorrer precocemente, enquanto que outras apenas poderão notar alterações nos seios após várias semanas de gravidez.

Náuseas e Vômitos

As náuseas e também os vômitos são bastante comum na gravidez, e costumam surgir entre a 6ª e a 12ª de gestação, existe porém mulheres que podem apresentar os sintomas apenas na segunda ou terceira semana de gravidez. Além disso as náuseas e vômitos são sintomas bastante comuns do primeiro trimestre de gravidez tendendo a desaparecer nos segundo trimestre.

O Cansaço

A sensação de cansaço é bastante desproporcional as suas atividades diárias, um sintoma muito comum na gravidez, e este tipo de fadiga pode surgir até mesmo com uma semana de gestação. Se por exemplo você tiver uma rotina cansativa durante o dia, poderá ainda se tornar algo exaustivo. Por isso é importante se ter todo o cuidado para contar com uma gestação muito mais saudável e tranquila.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.