Os Diversos Benefícios Do Pilates

Pilates é um sistema de exercícios que se concentra no alongamento e fortalecimento do corpo inteiro para melhorar o equilíbrio, força muscular, flexibilidade e postura. Ele foi criado pelo alemão Joseph Pilates, e incorpora elementos de yoga, artes marciais e as formas ocidentais de exercício.

Inicialmente adotado por dançarinos profissionais nos EUA como uma forma eficaz de recuperação após uma lesão muscular, o Pilates tem crescido gradualmente e se tornando popular em todo o mundo.

Os Benefícios Do Pilates Para a Saúde Dos Seres Humanos

Há muitos relatos sobre os benefícios do Pilates para a saúde das pessoas. No entanto, poucos deles foram submetidos a exame científico rigoroso, e há uma necessidade de mais pesquisas nesta área.

Porém os instrutores especializados em Pilates afirmam que ele pode ajudar a melhorar a postura, o tônus muscular e a flexibilidade, e a força da mobilidade articular, bem como aliviar o estresse e a tensão.

Os Benefícios Do Pilates Para a Saúde Dos Seres Humanos

Os Benefícios Do Pilates Para a Saúde Dos Seres Humanos

O Pilates Pode Ajudar a Reduzir As Dores Nas Costas Das Pessoas?

Há alguma evidência de que o Pilates possa proporcionar um alívio para a dor de lombalgia para pessoas. Porém, os exercícios para serem eficazes, precisam ser adaptados a cada pessoa e ensinados por um professor qualificado.

O Pilates Pode Auxiliar Na Perda De Peso?

O Pilates não é uma atividade eficaz para perder peso. No entanto, de acordo com especialistas, o exercício pode auxiliar o indivíduo a perder peso e ter uma maior agilidade corporal, se ele combinar o pilates com uma dieta saudável e algumas atividades aeróbicas, como natação, caminhadas e ciclismo.

Tem Idade Certa Para Começar o Pilates?

O Pilates é indicado para pessoas de todas as idades. Segundo instrutores, nunca é tarde demais para começar, pois com o pilates, é possível desenvolver um programa de exercícios adaptados para cada indivíduo. Com adultos mais velhos, a tendência é trabalhar o equilíbrio, a postura, a coordenação e respiração.

Existem os exercícios mais suaves para trabalhar os pontos fracos do corpo, melhorando a mobilidade.

A Pessoa Tem De Estar Em Forma Para Fazer Pilates?

O Pilates é indicado para pessoas de todos os níveis de atividades físicas.  Os praticantes dizem que é uma forma mais suave de elevar os níveis de atividade, especialmente se a pessoa tiver problemas de mobilidade, dores ou uma lesão muscular.

O Pilates pode ser adaptado para aumentar os níveis de aptidão de alguém menos ativo ou sedentário. Antes de iniciar qualquer programa de exercícios, é aconselhável procurar o conselho de seu médico ou um profissional de saúde, principalmente se a pessoa tiver algum problema de saúde, como uma má condição física ou uma lesão muscular.

A Pessoa Pode Se Machucar Fazendo Pilates?

O Pilates é exercício suave, de baixo impacto, no qual as lesões são pouco frequentes. No entanto, é importante que a pessoa encontre um professor qualificado e uma classe adequada ao seu nível para assegurar que as rotinas dos exercícios não serão inadequadas ao seu condicionamento físico.

Se a pessoa não costuma se exercitar ou está se recuperando de uma lesão, é aconselhável consultar o médico, ou um profissional de saúde e o professor de Pilates antes de começar uma aula.

Qual é a Diferença Entre Pilates e Yoga?

Ambos Pilates e Ioga têm como objetivo o desenvolvimento da força, equilíbrio, flexibilidade, postura e técnica da boa respiração. Com sua ênfase sobre a unidade entre o corpo e a mente, a Yoga tem um lado mais espiritual que o Pilates não possui.

Os principais componentes da yoga são as posturas, com uma série de movimentos destinados a aumentar a resistência e flexibilidade de todo o corpo e respiração.

O Pilates também usa a respiração, mas seus exercícios são direcionados muito mais em movimentos precisos para atingir partes específicas do corpo. As melhores aulas de Pilates são aquelas de pequenos grupos, onde o professor pode desenvolver programas para atender os pontos fortes e fracos de cada pessoa.

Qual a Diferença Entre Pilates Com Aparelhos e Pilates Em Esteiras?

Joseph Pilates projetou seus exercícios para serem realizados em um aparelho especializado, e os exercícios da esteira foram desenvolvidos mais tarde para permitir que os alunos pudessem praticar em casa.

Com o Pilates em esteiras, os exercícios são realizados às vezes usando pequenos pedaços de equipamentos, tais como bandas de estiramento e bolas de ginástica.

Para certas condições médicas, o aparelho de Pilates pode ser mais adequado, como o equipamento não é muito grande pode ser usado, pois seu programa de exercícios está mais adaptado às necessidades individuais de cada pessoa,

Aa aulas, que utilizam aparelhos oferecem um maior nível de atenção individual, mas são geralmente mais caras. O aparelho é utilizado para fornecer maior resistência ou apoiar seu corpo, dependendo de suas necessidades.

Como Escolher Uma Boa Classe Ou Bom Professor?

Há um reconhecido nível 3 de qualificação para o ensino no tapete baseado no Pilates, mas sem qualificação para o ensino de Pilates com aparelhos.

Há muitas maneiras de chegar ao ensino de Pilates. Nem todos os professores têm necessariamente uma qualificação reconhecida nacionalmente, mas pode ser creditados por um órgão de formação de Pilates.

A maioria dos provedores de saúde e fitness, tais como centros de lazer e clubes de saúde, exigem que seus instrutores para atuar no estabelecimento tenham inscrição no Registro de Profissionais de Exercício, um órgão regulador criado para garantir que os instrutores atendem a saúde e indústria de fitness através de normas profissionais nacionais.

É importante escolher um professor que se adapte às suas necessidades físicas, se é uma condição de saúde ou de condicionamento físico. Outras coisas a considerar são a formação acadêmica e a de experiência de ensino. Segundo especialistas a pessoa deve escolher um professor com quem sinta afinidade, pois essa é a melhor maneira de garantir que ela irá gostar da aula.

Considerações Finais

Todos os esportistas já tiveram a chances de já ter ouvido alguém falar sobre os benefícios do Pilates. Vários tipos de pessoas, em vários níveis de aptidão física, que começaram a fazer exercícios de Pilates afirmam terem visto melhorias na amplitude de seus movimentos, na flexibilidade, na circulação sanguínea, na postura e na força abdominal, além de sentirem uma redução na dor do pescoço, nas costas e articulações.

Quarenta anos depois de sua morte, o sistema de exercícios desenvolvido por Joseph Pilates nunca esteve tal em evidência. Os exercícios de Pilates com seu sistema de fortalecimento e alongamento são destinados a desenvolver o núcleo do corpo, mobilizar a coluna vertebral, e construir uma boa flexibilidade no corpo humano.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.