Optometrista

Como em muitas outras profissões que existem , a de optometrista é uma daquelas em que ao ouvirmos o nome, não temos a minima idéia do que este profissional seja capaz de fazer. Afinal quem de nós sabe o que é um optometrista ou ainda o que ele faz? Bem, vamos tentar esclarecer de que se trata. Um profissional que se especializa em optometria tem por missão cuidar dos problemas de saúde ligados a visão, mas que não sejam patológicos, ou seja, a este profissional é vedado o direito de formas de tratamento que sejam invasivas tanto no aspecto de medicamentos quanto de procedimentos.

Optica

Optica

Sua principal função se refere e se restringe a observação e aplicação de técnicas que se destinam a uma avaliação que seja de âmbito quantitativo e qualitativo das condições de visão de um paciente, e este processo é considerado como preventivo e não terapêutico. Podemos dizer que problemas ligados a visão incluem questões de saúde e beleza, já que em alguns casos há desvios sérios que comprometem a vida do paciente sob vários aspectos, incluindo a estética facial.

Curso

Curso

Embora seja vedado ao profissional optometrista emitir receituários e fazer procedimentos considerados invasivos, com certeza ele está apto a fazer um diagnóstico que identifique problemas de origem patológica e dessa forma encaminhar o seu paciente para um especialista devidamente habilitado e capacitado nesta área de saúde. O principal desafio de um profissional optometrista esta em detectar dificuldades de desempenho funcional e comportamental ligados a problemas de visão. Também a ele é permitido a proposta de meios para correção de problemas relacionados ao globo ocular. A medicina estética facial se preocupa muito com questões de harmonia do rosto e as vezes é necessário que estes profissionais tenham uma visão mais ampla de suas intervenções, e solicitem a ajuda de profissionais como um optometrista que podem lhe ser muito úteis neste aspecto.

Optometrista

Optometrista

Embora pareça que a profissão de optometrista seja pouco útil, saiba que não é nada fácil e são necessárias algumas características especificas como uma boa visão bem como capacidades de organização e de observação, muita metodologia aliada a dinâmica, responsabilidade para os diagnósticos, um raciocínio bem ágil e gosto pelo trato com pessoas, já que há uma relação de muita observação nesta profissão. Talvez pelos aspectos um tanto quanto subjetivos da profissão ela seja pouco valorizada ainda, e também pouco respeitada e reconhecida, mas não se engane, para ser um optometrista é preciso bem mais do que participar de um cerimonial de formatura em nível superior, é preciso muito estudo e conhecimento especifico para ser um bom profissional. A optometria é considerada como medicina preventiva e infelizmente nem sempre há bons investimentos quando o assunto é prevenção de doenças, portanto podemos dizer que há muito mercado para estes profissionais, mas isto vai depender de como vencer a crise deste setor, esperando sempre que os governantes percebam a importância da prevenção para a saúde publica de um país.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.