O Que São Gorduras Saturadas, Insaturadas e Gordura Trans?

Especialistas afirmam que o colesterol possui composição cerosa. Quase oitenta por cento da quantidade necessária para o corpo são produzidos dentro do fígado. O restantes é adquirido através de substâncias alimentares, por consumo de certos açúcares, gorduras e proteínas que possem capacidade de serem convertidas para o colesterol. A maioria dos produtos possui origem animal, como carnes e laticínios. Açúcares, gorduras e proteínas  estão na lista das gorduras saturadas e trans. Saiba o que são as gorduras saturadas, insaturadas e gordura trans.?

O Que são Gorduras Saturadas?

Gordura saturada consiste de triglicérides com ácidos gordos saturados sem ligações duplas entre os átomos individuais de carbono. Ou seja, as cadeias de átomos possuem “saturação” com hidrogênio por completo. Existem muitos tipos de ocorrência natural de ácidos gordos que diferem no número de átomos repletos de carbono. Exemplos de alimentos com elevada percentagem de gorduras saturadas incluem gorduras animais, tais como creme, queijo, manteiga, banha carnes e gordas, assim como determinados produtos de origem vegetal, por exemplo: Óleo de coco ou chocolate. Como rótulos nutricionais combinados de maneira regular os ácidos graxos saturados, aparecem em proporções diferentes entre os grupos de alimentos. Láuricos e mirísticos são encontrados em óleos “tropicais” (amêndoa de palma, coco, entre outros) e produtos lácteos. A gordura saturada na carne, nos ovos, no chocolate e nozes está composta de forma principal de triglicerídeos de ácido palmítico e esteárico ácidos. Desde a década de 1950 cientistas apontam que o consumo de alimentos com quantidades elevadas de ácidos gordos saturados (incluindo as gorduras à base de carne, gordura do leite, manteiga, banha, óleo de coco, óleo de palma e óleo de semente de palma) é potencialmente menos saudável que as gorduras consumidas em menor proporção de ácidos graxos saturados. As fontes de gordura saturada trazem proporções elevadas de ácidos gordos insaturados, que incluem óleos de: Oliva, amendoim, canola, abacates, milho, girassol, soja e semente de algodão. O consumo de gordura saturada é considerado como fator de risco para dislipidemia, que por sua vez pode ser o início do quadro para a evolução de doenças cardiovasculares.

O Que são Gorduras Saturadas?

O Que são Gorduras Saturadas?

Meta-análise publicada em 2003 encontrou relação positiva significante entre excesso de gordura saturada e câncer de mama. No entanto as duas revisões posteriores encontraram associações fracas ou insignificantes de ingestão de gordura saturada e risco de câncer de mama. Revisão sistemática da literatura foi proporcionada por estudo publicado pelo Fundo Mundial de Pesquisa do Câncer e Instituto Americano para Pesquisa do Câncer, em 2007, que encontrou evidências consistentes para relação positiva entre gordura animal e câncer colorretal. Alguns investigadores indicam que o soro de ácido mirístico e palmítico vindo de ácidos gordos saturados estão associados com aumento do risco de câncer de próstata. As associações podem refletir nas diferenças da ingestão ou metabolismo dos ácidos graxos entre os casos de controles pré-cancerígenos. Evidências indicam que a quantidade e o tipo de gordura na dieta podem ter efeitos importantes ao osso. A maior parte da evidência é derivada de estudos com animais. Os dados indicaram que a densidade mineral óssea está associada de maneira negativa com o consumo de gordura saturada. Os homens podem ser vulneráveis em particular. A declaração de 2004 dos Centers for Disease Control (CDC) determinou que “os norte-americanos precisam continuar a trabalhar para reduzir a ingestão de gordura saturada”. Revisões por parte da American Heart Association levaram à associação a recomendar redução no consumo para menos de 7% do total de calorias, conforme recomendações de 2006. Conclusões semelhantes foram feitas pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, que determinaram a diminuição no combate contra doenças cardíacas.

Significado de Gorduras Insaturadas?

Gordura com pelo menos uma ligação dupla dentro da cadeia. O ácido gordo monoinsaturado poli-insaturado é formado de hidrogênio. No metabolismo celular existem moléculas de gordura insaturadas com menos energia (ou seja, calorias) do que a quantidade equivalente de nível saturado. Quanto maior o grau de instauração do ácido gordo mais vulnerabilidade existe na peroxidação lipídica. Embora tanto as gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas possam substituir saturadas na dieta, devem ser evitadas em excesso. A substituição ajuda a baixar os níveis de total de colesterol LDL no sangue. Exemplos estão em ácidos: Palmitoleico, oleico, miristoleico, linoleico e araquidônico  Alimentos com gorduras insaturadas incluem: Abacate, nozes e óleos vegetais, como canola e azeite. Carne possuem gorduras saturadas e insaturadas.

Significado de Gorduras Insaturadas?

Significado de Gorduras Insaturadas?

Apesar de gorduras insaturadas serem consideradas mais “saudáveis” do que as saturadas, especialistas indicam que consumo não deve exceder 67 gramas diárias (2000 calorias). No entanto, é sempre aconselhável visitar nutricionistas para saber a quantidade necessária conforme estudos relacionados com o próprio organismo. A maioria dos alimentos contém tanto gorduras insaturadas como saturadas. Comerciantes anunciam apenas um ou o outro, dependendo da maioria existente na composição do produto. Os óleos vegetais insaturados são diferentes da gordura, tais como azeites que também tem nível saturado. Membranas das células de mamíferos possuem maior composição de gorduras poli-insaturadas (DHA, ácido e Omega-3), com menor composição de gordura monoinsaturada do que em répteis. Membrana grande fornece mais fluidez e funcionalidade, compatíveis com aumento das taxas metabólicas do sangue quente nas espécies.

Significado da Gordura Trans.?

Gordura Trans. é o nome comum para a gordura insaturada com isômero trans.(isômero-E) de ácido gordo. O termo consiste na configuração de uma ligação dupla de carbono. Por vezes os tipos hidrogenados são monoinsaturados ou poli-insaturados, mas nunca saturados. O consumo de gorduras trans. aumenta o risco de doença cardíaca coronariana, elevando os níveis de colesterol LDL e diminuindo o colesterol HDL, considerado “bom” em âmbito popular.

Há um debate em curso sobre uma possível diferenciação entre as gorduras trans. de origem natural e gorduras trans. artificiais, mas até agora nenhum consenso científico foi encontrado. O processo de hidrogenação adiciona hidrogênio e átomos de gorduras insaturadas, eliminando ligações duplas e transformando em gorduras saturadas. No entanto, a hidrogenação parcial, quando feita de maneira química ao invés de enzimática, converte com parte dos isômeros trans. insaturados em vez de hidronegizar por completo. As gorduras trans. também ocorrem de forma natural com número limitado de casos conforme atestam especialistas.

Artigo Escrito Por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.