Os dentes são uma parte muito importante do corpo. É por eles que os alimentos são triturados e o bolo alimentar é formado. Entretanto, algumas pessoas não se dão conta dessa importância e não cuidam dessa parte.
Mas, as consequências da falta de cuidado nos dentes podem ser muitas, como a cárie. Há outros problemas também, como a sensibilidade nos dentes. Isso tem muitas causas, e as consequências para o dente são muito ruins, como a sensação dolorosa ao consumir algo mais frio ou mais quente.
Os hábitos de escovar os dentes, simultâneo ao término da refeição podem ajudar para que isso se torne menos incômodo ou até previna que isso ocorra em seus dentes.
Neste artigo, vamos mostrar para você o que é a sensibilidade nos dentes, as causas e meios de contornar essa situação. Então, vamos lá?
A Sensibilidade nos Dentes
A sensibilidade nos dentes é caracterizada como uma dor que causa arrepios quando são sentidas. Isso acontece pelo desgaste que ocorre na superfície dentária. Geralmente, a sensibilidade nos adultos ocorre pela exibição da raiz do dente sem o esmalte, principal protetor dos dentes. Isso deixa os pequenos canais, onde os nervos dos dentes estão expostos. Quando algo tocar o dente, imediatamente a sensação aparece. Geralmente, quando alguém com sensibilidade ingere algo, e isso está quente ou frio, a sensação é ainda mais forte.
Causas da Sensibilidade nos Dentes
As causas de sensibilidade dentária são muitas, e podem ser conferidas a seguir:
*A pasta dental pode conter muito abrasivo, corroendo o esmalte do dente.
* O fato de a escovação ser em quantidades insuficientes, ou até mesmo mais do que o recomendado (mais de 3 vezes diárias) podem contribuir para a corrosão do esmalte, provocando a sensibilidade.
*A gengivite, doença da gengiva, pode criar e agravar o quadro de sensibilidade nos dentes.
*A retração gengival, que pode ser causada em indivíduos com uma idade bastante alta, ou até mesmo a não proceder de forma correta a escovação dos dentes.
*Consumir bebidas com alto teor ácido, como os refrigerantes, pode estragar o esmalte, deixando a dentina exposta e com sensibilidade.
* O bruxismo também pode acometer a sensibilidade, sendo ela presente na maioria ou até mesmo na totalidade dos dentes.
*Fraturas no dente, como fraturas, lasco e outros que podem deixar a dentina exposta e suscetível à sensibilidade.
*O clareamento dos dentes, apesar de benéfico no modo estético, pode acarretar o desgaste do esmalte, provocando as sensibilidades.
* Os aparelhos, feitos para alinhar os dentes, podem também contribuir para o aparecimento das sensibilidades nos dentes.
* A restauração dos dentes, um procedimento simples, também pode ser o causador da sensibilidade, se a mesma for feita de uma maneira inadequada.
Como Se Livrar da Sensibilidade nos Dentes?
Depois de constatado a sensibilidade, o melhor mesmo é procurar o serviço dentário, indo ao dentista de sua confiança. Mas, felizmente, há procedimentos que podem ser executados em casa para evitar que a dor fique maior, amenizando-a. Veja:
*Opte pela utilização de escovas que contenham cerdas macias, e utilizando uma pasta dental que não tenha muito abrasivo em sua composição.
*Quando for proceder á escovação de seus dentes, faça da maneira correta. Não deixe exceder a escovação, pois quando em excesso não apresenta vantagens, mas sim desvantagens.
*Apesar de os cremes dentais específicos para tratar a sensibilidade, a maioria destes não tem um preço muito acessível. Mas, mesmo assim, opte por tais. As marcas Sensodyne e Colgate, por exemplo, possuem pastas de dente exclusivas para o caso de sensibilidade em seus portfólios.
*Use, se preferir, cremes dentais que tenham um pouco mais de flúor em sua composição (geralmente dados pelo dentista que fez o exame). Isso ajuda e muito para o fortalecimento da superfície dos dentes.
*Quando for tomar bebidas que sejam um pouco mais ácidas, opte por utilizar os canudos, principalmente quando a bebida for um refrigerante. Isso minimiza o contato do líquido ácido contra os dentes, deixando os riscos de sensibilidade mais baixos.
Soluções Existentes na Cadeira do Dentista
Felizmente, há também soluções no consultório odontológico, e é o que você vai ver agora:
*A aplicação de flúor nos dentes sensíveis, para auxiliar na recuperação do esmalte e da dentina. Isto é a aplicação de verniz de flúor.
*Utilizando moldes bucais, o dentista aplica espuma de flúor ou o mesmo em gel, na boca do paciente. Esperam-se no mínimo, 3 minutos para a retirada do mesmo. Esse procedimento aumenta o nível de flúor nos dentes danificados, garantindo a sua reestruturação.
*Há outro jeito de acabar ou amenizar a sensibilidade, que é a aplicação de um agente que fixa. Esse agente é normalmente usado para fixar restaurações feitas nos dentes. Isso impermeabiliza a superfície dos dentes afetados pela sensibilidade.
Sugestões de Cremes Dentais para Dentes Sensíveis
Vamos, agora, dar algumas sugestões de pastas de dente que são especialmente criadas para os casos de dentes sensíveis. Veja:
*No caso da Colgate, a companhia disponibiliza no mercado o Colgate Sensitive-Pro Alívio. Ele, apesar de um preço bem salgado (algo em torno de 8 a 10 reais), cumpre o seu papel de reparar os dentes.
* A marca Sensodyne também disponibiliza os cremes dentais que servem para a reparação dos dentes que apresentam sensibilidade ou para amenizar os incômodos causados. Veja, no site da companhia, mais um pouco sobre os seus produtos:
http://www.sensodyne.com.br/produtos.aspx
Lembrando que esses são somente sugestões. Consulte o seu dentista, e ele irá lhe informar, depois de uma inspeção, qual é o melhor creme dental para o uso em seus dentes.
Outros Problemas Dentais: a Cárie
Outro problema que assola as pessoas quando o assunto são os dentes é a cárie. Ela pode causar vários problemas em seus dentes, podendo inclusive contribuir para a sensibilidade nos mesmos.
Ela ocorre quando uma escovação malfeita é exercida nos dentes, deixando restos de comida neles. As cáries perfuram os dentes, deixando-os vulneráveis á dor. Quando ela ocorre, o jeito é fazer uma obturação. Para prevenir, basta você escovar da maneira correta os dentes, e, também, escovar sempre quando fizer uma refeição.
Por Francisco Prado