O Que é Enxaqueca: Crises de Dor

A dor de cabeça é uma das piores dores que podemos enfrentar em nosso dia a dia, pois ela nos incapacita mental e fisicamente. Porém, nem toda dor de cabeça é uma enxaqueca, na verdade a segunda é a designação de uma doença. A enxaqueca é um desequilíbrio químico que acontece no cérebro e que tem conta com o envolvimento dos hormônios e substâncias que são chamadas de peptídeos.

Como Surge o Desequilíbrio da Enxaqueca?

O desequilíbrio que causa a enxaqueca é o resultado de uma série de outros desequilíbrios hormonais e neuroquímicos. Esse quadro pode ser o resultado de um estilo de vida e hábitos que corroboram para o aparecimento de problemas naquelas que já são portadores da doença além de poder haver a contribuição de uma predisposição genética. Ressaltamos ainda que a enxaqueca pode apresentar um conjunto de sintomas e não somente as dores de cabeça. Aliás, é importante dizer que existe casos de crises com pouca ou muita dor de cabeça. O fato de a dor de cabeça ser associada como um sintoma único da enxaqueca é pelo fato de que ele é o sintoma mais dramático. Em geral a dor de cabeça que se apresenta em pessoas com enxaqueca é de moderada a intensa.

Como Surge o Desequilíbrio da Enxaqueca?

Como Surge o Desequilíbrio da Enxaqueca?

Qual a Diferença da Dor da Enxaqueca Para Uma Dor de Cabeça Comum?

A dor de cabeça é chamada de “cefaleia” pelos médicos e a enxaqueca não deixa de ser uma cefaléia, porém, é um tipo de cefaléia que também é uma doença neurológica que tem base biológica e que conta com certa predisposição genética. Quando a manifestação do problema é grave é necessário fazer a identificação do que está causando as crises e se existe uma predisposição genética.

A Dor de Cabeça da Enxaqueca

Não existe apenas uma forma de a dor de cabeça da enxaqueca se manifestar, ela pode ser latejante (aquela que faz um tipo de pulsação) ou então ser pesada causando uma sensação de pressão sendo feita para fora, é quase como se a cabeça fosse explodir. Além da forma como a dor se manifesta a localização da mesma pode variar de crise para crise. É bem raro que as dores aconteçam nos mesmos lugares nas crises em sequência. A dor de cabeça da enxaqueca pode aparecer em qualquer ponto da cabeça até mesmo na região dos dentes, na nuca ou nos seios da faces (o que faz muitas pessoas confundirem com sinusite).

A Dor de Cabeça da Enxaqueca

A Dor de Cabeça da Enxaqueca

Outros Sintomas da Enxaqueca

A enxaqueca apresenta outros sintomas além da dor de cabeça, como já destacamos. Entre outros sintomas a enxaqueca causa náuseas, enjoo, dores quando em contato com a luz ou barulho, problemas com odores intensos, muita sensibilidade no couro cabeludo, vômitos, depressão, variação de humor, lacrimejamento. Outros sintomas possíveis de serem associados a enxaqueca são a perda da força dos músculos, tonturas, sensação de formigamento, diarréia entre outros. Vale lembrar que nem todos os pacientes de enxaqueca apresentarão todos esses sintomas e também existe uma variação da intensidade dos sintomas em cada pessoa. Sendo assim quando você tem algum sintoma citado é importante procurar um médico para ter certeza do diagnóstico do problema.

As Crises de Enxaqueca

Em média uma crise de dor de cabeça pode durar de 3 horas a 3 dias e depois pode haver um período em que não há nenhuma ou então pouca dor. Uma coisa importante a se observar é que as crises de enxaqueca geralmente são precedidas de alterações de humor como, por exemplo, euforia, depressão, irritabilidade entre outros. O apetite é outro que pode ajudar a soar o alarme que de algo está errado, pois pode surgir a vontade repentina de comer doces ou mesmo a perda completa do apetite. Outros indicativos de que as crises podem estar se aproximando são a visão embaçada ou dupla, perda parcial da visão ou mesmo enxergar pontos brilhantes. Em relação a frequência das crises é importante dizer que é bem variável, pois pode ser que aconteça apenas um episódio de crise em toda a vida bem como ser um problema constante e diário. Algumas pessoas sofrem da chamada cefaléia em salvas que é uma variação rara dessa doença e que tem uma frequência muito maior em homens.

As Crises de Enxaqueca

As Crises de Enxaqueca

Cefaléia em Salvas

A doença chamada de Cefaléia em Salvas era conhecida antes como cefaléia de Horton ou então cefaléia histamínica. Trata-se de uma doença bastante rara e cuja dor é considerada a pior que existe. Em paralelo podemos dizer que existem alguns milhares de doentes de cefaléia em salvas enquanto são milhões aqueles que sofrem de enxaqueca. A dor causada por essa doença se manifesta apenas num dos lados da cabeça e jamais nos dois ao mesmo tempo. Uma crise desse tipo de cefaléia fica entre meia hora e uma hora o que é considerado um período curto quando comparamos com uma crise de enxaqueca que pode durar até três dias. O nome de cefaléia em salvas vem do fato de que o doente sofre com uma “salva” de dores de cabeça, ou seja, são cerca de três crises num único dia sendo que cada uma dura em média 40 minutos. Depois surge um período sem cefaléias que pode ser de semanas ou anos e assim começa um padrão cíclico.

Dor Que Impede Algumas Atividades

Uma das forma mais simples de perceber que a dor de cabeça está passando dos limites aceitáveis como convencionais é quando a dor é tão intensa que acaba impedindo o indivíduo de realizar as suas atividades do cotidiano. Além disso, a pessoa que sofre de enxaqueca tende a se tornar antissocial durante os períodos de crises. A irritabilidade aumenta e isso contribui para que a pessoa prefira passar mais tempo sozinha. Em geral a as crises tendem a ter um fim quando a pessoa consegue dormir ou então quando vomita. A sensação provocada é como aquela da ressaca, durante algum tempo o indivíduo pode apresentar dificuldades para realizar atividades mentais ou físicas. É fundamental consultar um médico para descobrir se o problema é realmente enxaqueca e assim ter a medicação que pode ajudar a reduzir a intensidade das crises.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.