Natação Benefícios e Malefícios Para o Corpo Feminino e Masculino

A Natação

Quando se pensa em uma definição mais teórica e profissional, a natação pode ser entendida como a capacidade que os seres vivos – sejam os seres humanos ou os animais – contam de se locomover através de líquidos, assim se movendo ao longo de determinada distância, sendo que muitas vezes essa locomoção acontece de modo individual, sem a ajuda de nenhum outro tipo de itens complementares. Porém, quando se deseja definir de maneira mais cotidiana e simples a natação, pode haver um resumo de que essa é uma atividade que proporciona lazer e recreação, mas que, além disso, é também um exercício físico que pode ser realizado nos mais variados lugares, como piscinas, clubes e praias.

A natação não é uma atividade nada recente, sendo que seus primeiros registros são muito antigos, tendo o conhecimento de que o registro escrito mais antigo datado encontrado até os dias de hoje é do ano 2000 a.C. em obras muito clássicas e até mesmo consideradas épicas, como é o caso da Ilíada e da Odisseia, da Epopeia de Gilgamesh e também da famosa Bíblia Cristã. Os registros que foram citados são os escritos, porém, existem outros que são mais antigos ainda, mas que se encontram em formas alternativas, como é o caso das pinturas rupestres (pinturas muito antigas realizadas em cavernas), sendo essas datas de mais de sete mil anos atrás. A principal informação que pode ser obtida por meio desses registros é que a natação na antiguidade não possuía um caráter competitivo, sendo utilizada única e exclusivamente como uma forma de lazer.

O caráter competitivo que a natação possui nos dias de hoje teve inicio em meados do ano de 1800, mais precisamente na Europa, onde a modalidade que era mais praticada era o nado de bruços e que é bastante tradicional até os dias de hoje. Já no ano de 1873 passou a ser implementado e difundido um outro tipo de natação, que foi o nado estilo trudgen. Esse topo de nado conta com esse nome pelo fato de seu criador se chamar Arthur Truggen, então a modalidade é uma espécie de homenagem. Porém, muitas pessoas alegam que essa modalidade não foi uma criação original, mas sim, uma cópia de um estilo já existente e utilizado pelos ameríndios: o  nado crawl.

A inserção da natação dos jogos olímpicos  aconteceu somente no ano de 1886, na cidade de Atenas. A partir desse momento o esporte ficou ainda mais sério e conceituado e aí se enxergou a necessidade de se criar a FINA, que é a Federação Internacional de Natação, visando esse ser um órgão que conseguisse oficializar e regulamentar adequadamente esse esporte ao redor de todo o mundo. Nos anos de 1930 um outro estilo de natação foi oficializado: o nado mariposa. Ele inicialmente foi tratado coo uma variação de uma outra modalidade já existente, mas com o passar do tempo ganhou mais espaço e passou a ser considerado um estilo separado.

Hoje em dia são aceitas e populares seis principais modalidades de natação e elas serão brevemente apresentadas a seguir. Primeiramente existe a mais tradicional e comum que é a natação pura, realizada na maioria das vezes em piscinas que podem ou não contar com raias. Esse tipo de nado engloba a utilização dos estilos básicos que foram apresentados anteriormente: o nado crawl, o nado de costas, o nado de bruços e o nado mariposa.

Outra modalidade é o polo aquático, que é um estilo de natação que se aproxima bastante de um outro esporte:  handebol. O polo aquático conta até mesmo com os mesmos princípios básicos do handebol, que são os de cada uma das equipes lutarem pelo objetivo de arremessar uma bola dentro do gol do time adversário, porém, é claro que tudo isso acontece em uma piscina.

Existe também o estilo de natação de águas abertas – mas que pode ainda ser conhecido de várias outras formas como natação de longa distância, natação de alto mar, natação de água livre ou natação de fundo – porém, ainda que hajam vários nomes diferentes, a principal característica é a mesma: fazer a natação em locais onde sejam possíveis cruzar longas distâncias e é por esse motivo que na maioria das vezes essa modalidade é praticada em rios ou mares.

Há ainda o estilo de natação que é o mergulho, onde nesse caso, o nadador deve estar completamente submerso na água. O mergulho pode ser realizado de duas principais formas: utilizando algum tipo de aparelho auxiliar, como é o caso dos cilindros de ar, por exemplo, ou realizar de forma independente, sem nenhum apoio para prender a respiração. Esse segundo caso é chamado de mergulho livre.

Os outros dois tipos de modalidade são aqueles que fazem a união da natação com atividades de cunho mais artístico e estético, como é o caso da natação sincronizada e dos saltos ornamentais – sendo esse conhecido também como saltos para a água. – No nado sincronizado é necessário que os atletas façam uma espécie de coreografia na água, sendo assim acompanhado por uma música. Por isso as pessoas comparam essa modalidade com uma junção de natação com ginástica e dança. Já os saltos ornamentais tem como objetivo fazer com que o nadador salte de um trampolim que está em uma altura considerável e que a partir disso, durante a queda livre, também faça uma espécie de coreografia .

Os Benefícios Da Natação

Como ela já foi totalmente apresentada acima, já é possível entender a importância da natação, porém, tudo o que foi citado não são os únicos motivos para que isso seja compreensível. Outro ponto que demonstra tamanha relevância da natação é o fato de que como um exercício físico, a natação é uma atividade super completa, ou seja, ela permite que todos os músculos do corpo estejam se movimentando, juntamente com as articulações, e tudo isso acontece praticamente de forma simultânea. São por esses motivos que a natação é considerada um dos melhores tipos de exercícios, e além disso ela também contribui para a melhoria da coordenação motora de seus praticantes, no alívio de problemas respiratórios que as pessoas possam ter, entre vários outros pontos.

A natação é um esporte que possibilita que a parte muscular do corpo humano seja desenvolvida de maneira muito efetiva, já que como foi citado, diferentemente de outros tipos de atividades, a natação é um esporte que faz com que todos os grupos trabalhem ao mesmo tempo, exercitando os membros superiores, inferiores, do peitoral, das costas e do abdômen. Além disso, esse esporte também faz com que o atleta melhore seus aspectos relacionados a flexibilidade e elasticidade, contribuindo também para maior estabilidade e  maior resistência da coluna.

Outro fator que a natação pode contribuir imensamente é no emagrecimento, já que em uma prática de uma hora é possível eliminar cerca de quinhentas calorias, sendo que esse número pode ser maior ou menor de acordo com a intensidade com o qual o nado é realizado. Os esforços respiratórios e musculares do corpo são bem maiores em atividades realizadas na água do que em terra firme, já que a densidade da água é aproximadamente oitocentas vezes maior do que a do ar. Além disso servir como um potencializador da atividade, também funciona como um redutor de risco de lesões e consequentemente de dores.

Além de contribuir imensamente para o físico das pessoas que praticam essa atividade, a natação vai muito a frente disso, contribuindo em outros aspectos. Isso pode ser observado no fato de que os nadadores tem a tendência de ter melhores atividades cerebrais, ajudando assim na melhora da memória e da concentração. Isso influencia de modo direto na vida do atleta, já que ele pode render mais em suas atividades, seja em estudo ou em trabalho.

Por fim, mas não menos importante, a natação tem ainda o poder de estimular a maior produção do que é popularmente conhecido como “quarteto da felicidade”, que são hormônios que proporcionam essa sensação ao ser humano. Esses hormônios são a dopamina, a ocitocina, a endorfina e a serotonina, e de forma conjunta, eles podem acarretar inúmeros benefícios na vida de uma pessoa, diminuindo assim os níveis de ansiedade e de estresse, e proporcionando também o aumento da autoestima, por exemplo.

Malefícios da Natação

Que a natação é algo altamente benéfico já ficou claro, mas será que esse esporte apresenta algum malefício?

É muito difícil falar a respeito disso, mas um fator que pode acabar sendo bastante prejudicial para a saúde não é a natação propriamente dita, mas sim o cloro que é utilizado no tratamento das piscinas, já que, ainda que uma grande parte da que é utilizada nessa limpeza realmente fique restrita a destruir contaminantes da água, ainda fica um cloro residual na água que serve para atuar em cima de outros contaminantes que possam vir a surgir, mas que quando entram em contato com algum resíduo orgânico das pessoas que utilizam a piscina – como urina, transpiração, cremes e outros cosméticos – acabam formando cloraminas, e essa, quando existente em excesso pode acabar causando alguns problemas, como irritação na pele, nos olhos e até mesmo na faringe e nos pulmões dos nadadores.

Contraindicações da Natação

Outro maleficio é que a natação pode acabar sendo contraindicada em algumas situações, e se essa contraindicação não for respeitada, pode acontecer prejuízos para os praticantes. Ainda que o grupo que não deve praticar a natação seja bastante restrito, eles ainda existem, e as primeiras que devem evitar a prática dessa atividade são pessoas que estão no auge de uma crise de algumas doenças como rinites, sinusites, faringites ou alguma infecção pulmonar.

Pessoas que tem sensibilidade ou alguma alergia de pele também devem evitar a prática da natação, já que produtos químicos existente na água podem acabar piorando esses quadros.

Todos os pontos que foram apresentados acima servem como parâmetro tanto para o corpo das mulheres, quanto para o corpo dos homens, não existindo nenhuma distinção muito grande a respeito da influência dessa prática em nenhum dos dois sexos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.