Parapente

Nas ultimas décadas há uma tendência muito forte do homem em interagir com a natureza, em busca de emoção e adrenalina, o que deu origem a diversos e novos esportes, chamados esportes radicais ou esportes de aventura, que são praticados no mar, nas montanhas, corredeiras de rios, penhascos, e no ar, como o surf, o alpinismo, asa delta, o rafting, trilhas, balonismo, parapente e muitas outras modalidades que todos os anos ganham novos adeptos, sejam homens ou mulheres de todas as idades, que ao optar por estes esportes radicais exercitam o corpo e a mente, enquanto tem a oportunidade de contemplar muitas das mais impressionantes belezas naturais sob prismas que a maioria das pessoas não percebe.

Parapente

Parapente

Para iniciar a pratica de esportes radicais que estão em moda é preciso gostar de emoções fortes e ter alguma coragem, pois até os mais experientes atletas sentem um frio na barriga quando se projetam de uma rampa de asa delta no ar, ou quando desce a corredeira de um rio, é inevitável. É importante que o iniciante procure um instrutor experiente ou uma escola credenciada para começar a aprender o novo esporte em busca de segurança, sempre atento as próprias limitações, sejam físicas ou emocionais, sem esquecer que esporte é saúde, portanto é preciso estar atento aos limites e as condições do próprio corpo. O parapente é um dos esportes radicais mais recentes na forma que é praticado hoje. Sua origem vem dos equipamentos desenvolvidos para os tripulantes de espaçonaves da NASA.

Vôo Parapente

Vôo Parapente

O sucesso levou alpinistas a adotarem o equipamento para descerem das montanhas após sua escalada, uma vez que o parapente é semelhante a um pára-quedas, com a vantagem de ser dirigível, uma mistura entre asa-delta e o pára-quedas. Em suma parapente é um esporte de vôo livre com uma asa inflada pelo ar como um pára-quedas e dirigida de acordo com as correntes de ar assim como as asas deltas. O equipamento do parapente é composto do velame que é a asa que permite o vôo, o selame onde o piloto é preso, e pára-quedas de emergência para ser usado em caso de algum problema grave durante o vôo, e o capacete, equipamento de segurança indispensável e nesta modalidade de esporte, qualquer dica de segurança é bem vinda. O recorde em distancia em vôo livre com o parapente é de 423 quilômetros conquistado por um canadense e o recorde sul-americano é brasileiro, com 337 quilômetros de vôo livre.

Vôo Livre!

Vôo Livre!

Com certeza deve ser uma emoção muito grande voar por mais de 300 quilômetros, livre, em contato direto com o ar e com o privilégio de observar todo o espaço natureza, toda a vida lá embaixo, na terra. A pratica do parapente como de outros esportes radicais criou um tipo de turismo especifico, com hotéis, pousadas, instrutores, guias e toda a infra-estrutura necessária a disposição dos adeptos dessas modalidades esportivas, assim como daqueles interessados em experimentar essa experiência, pois, ao contrario do que a maioria das pessoas imagina, os esportes radicais na sua maioria são muito seguros, desde que sejam usados equipamentos adequados e observadas todas as normas de segurança, além da orientação de pessoas com experiência.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.