Para Olimpíadas

Tão importante quanto os Jogos Olímpicos surgidos na Grécia Antiga, os Jogos Para Olímpicos representam o maior evento do mundo envolvendo pessoas com algum tipo de deficiência. Desde a década de 60, quando foi criado, o evento é responsável por reunir atletas dos mais diversos países competindo nas 28 modalidades existentes.

As Para Olimpíadas ocorriam em momentos e lugares distintos às Olimpíadas. Entretanto em desde 1988, em Seul, ambas ocorrem no mesmo ano e no mesmo local, somente em períodos diferentes, para que a cidade-sede faça as adaptações necessárias e ambas são amparadas pela impressa e com seus atletas mais bem cotados para os prêmios.

Para Olimpíadas

Para Olimpíadas

Apesar de ter começado tardiamente, comparada ao evento das Olimpíadas, as Paralimpíadas alcançaram bastante sucesso em todo mundo e conseguiu atingir índices de participação impensáveis até então. Segundo o Comitê Paralímpico Internacional (IPC – International Paralympic Comitee – em inglês), em Londres, nesse ano, haverá o maior número de participantes da história da competição: cerca de 4.200. As delegações representarão 165 países, número também recorde, pois ultrapassa em 19 delegações a última edição, em Pequim – 2008.

Falando ainda do IPC, o surgimento dele foi responsável por um movimento de regularização do esporte paraolímpico em todo o mundo. Na década de 80, o IPC foi organizado na Alemanha a fim de denotar um caráter mais profissional aos Jogos Para Olímpicos, além de promover e organizá-lo para que ganhasse tanto alcance quanto as Olimpíadas. A organização se proliferou e estimulou aos países montarem seus próprios comitês organizadores e facilitou a inserção das Para Olimpíadas como evento mundial.

Para Olimpíadas

Para Olimpíadas

Mas, pra quem pensa que param por aí as aspirações desses atletas, não faz ideia dos objetivos grandiosos que eles buscam. Além da óbvia medalha de ouro nos Jogos, alguns competidores tem buscado angariar espaços entre os atletas sem deficiências. É o caso do velocista Oscar Pistorius.

A figura de Oscar, deficiente físico que usa implantes de fibras nas duas pernas, se tornou mundial ao mostrar todo o seu talento, e velocidade que supera de muitos corredores com as duas pernas, e pelo pedido ao Comitê Olímpico Internacional (COI) para competir, em condições de igualdade, nas Olimpíadas de Verão de 2008.

Para Olimpíadas

Para Olimpíadas

O COI negou o pedido. Mas, ele não desistiu. Após conseguir disputar o Campeonato Mundial de Atletismo de 2011, em Daegu, junto aos atletas sem deficiência, Pistorius teve seu pedido aceito essa semana e será o primeiro atleta a concorrer nas Olimpíadas e Para Olimpíadas e em ambos com medalhas e boas colocações também em mundiais,

O Blade Runner (Corredor de lâminas), como Pistorius é conhecido, devido às pernas de fibra, não só conseguiu levar o seu nome para história como também sinaliza todo o progresso que a ciência e o esporte podem levar à humanidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.