Medalhas Das Olimpíadas

As medalhas olímpicas representam fruto de desejos de qualquer atleta que consegue o feito de participar dos jogos Olímpicos. As estimadas seleção brasileira de futebol masculina e feminina não têm nenhum medalhe de ouro, representando uma frustração não engolida entre a maioria dos brasileiros que apreciam futebol. Conheça informações sobre medalhes olímpicas.

Antiguidade: Os jogos praticados na época clássica não traziam medalhas aos ganhadores. Normalmente eram concedidas coroas de louro junto com prêmios equivalente a riquezas ou propriedades.

Representa forma de unir todos os impérios que frequentemente estava em guerra, paralisada apenas para a realização das práticas esportivas. Simbolizava também forma de desviar a atenção do povo perante aos verdadeiros problemas sociais promovidos pelas classes políticas.

Medalhas Das Olimpiadas

Medalhas Das Olimpiadas

Medalha de ouro: Considerada como a mais importante para atividades sem caráter militar. Ambicionada por todos os atletas que participam das modalidades olímpicas. Premiação máxima aos vencedores que pode render alta quantia pelo simbolismo, principalmente no aspecto publicitário.

Em cada edição das Olimpíadas existem confecções diferentes para os modelos de medalhas. Os símbolos representam aspectos referentes não somente ao país como também à cidade sede. O comitê organizador dos Jogos Olímpicos RJ 2016 ainda não decidiu qual figura deve compor a imagem das medalhas.

Interessante notar que nos jogos olímpicos decorrentes no século XIX os vencedores recebiam troféus ao invés de medalhas compostas por ouro. Somente nos jogos de 1904 surgiu o formato vigente até os dias atuais.

Vale destacar que no mesmo ano foi adaptada a bandeira composta por cinco argolas que representam os continentes existentes no planeta terra.

Medalhas Das Olimpiadas

Medalhas Das Olimpiadas

Medalha de prata: Concedida ao segundo colocado das modalidades esportivas. Para alguns países representa o símbolo do fracasso, sobretudo entre os países que lideram o quadro de medalhas histórico, é liderado pelos norte-americanos. Por outro lado, nações com menor infraestrutura comemoram como se fossem medalhas de platina.

Medalha de bronze: Surgiu nos jogos olímpicos de Saint Louis, cidade americana, em 1904. Serve principalmente para presentear os terceiros colocados, deixando a competição mais desejada mesmo entre os participantes de nações emergentes no esporte.

Os jogos Pan-americanos seguem a mesma ordem de premiação aos vencedores.

Maiores Ganhadores De Medalhas Olímpicas

Somente na modernidade, com os estabelecimentos dos Estados Nacionais, surgiram as classificações medidas por medalhas. Organizadores entenderam que esta representava a melhor forma de contabilizar os vencedores de todos os tempos.

Medalhas Das Olimpiadas

Medalhas Das Olimpiadas

Estados Unidos representam nação com maior número de medalhas em todos os tempos, com 2190: 897 de ouro, 690 de prata e 603 de ouro.

Na sequência estão os russos que conseguiram maior número principalmente nas épocas da URSS. Ao todo são 1010 medalhas: 395 de ouro, 319 de prata e 296 de ouro. Em terceiro lugar está a Inglaterra com 666 medalhas: 188 de ouro, 241 de prata e 237 de bronze.

O Brasil amargura a trigésima oitava posição, representando potência econômica com menor número de medalhas conquistadas em Olimpíadas.

Por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.