Vela

A vela é um esporte que envolve as pequenas embarcações, é também conhecida em muitos países como Iatismo e define o comando desses barcos manualmente com o auxílio do vento e da inclinação da vela, a qual é comandada pelo atleta. O esporte praticado geralmente em meio aos oceanos exige ainda dentro de diferentes tipos de provas, como a atividade náutica ou vela oceânica total equilíbrio e conduta adequada ao manejamento dos barcos, para que o atleta obtenha sucesso na navegação, ou mesmo velejamento. Dentro da competição as classes são divididas de acordo com o tamanho das embarcações que podem até permitir mais de três velejadores dentro da mesma. A mastreação e número de vela também variam conforme o tipo de barco, sendo a Windsurf a mais simples dentro das classes, e as catamarãs do oceano, no qual a competição é mais complexa e exige mais velocidade.

Barcos

História do Iatismo (Vela)

Nos jogos Olímpicos de Sydney, a vela completou quase 100 anos de oficialização como esporte e demonstra assim a tradição do esporte em competições a nível internacional. Esse esporte teve sua origem na Holanda, mais precisamente no século XVII, quando historiadores acreditam hoje ser ainda motivo de uma aposta feita pelo rei Carlos II e seu irmão, para determinar então qual dos barcos seria o mais veloz, o mesmo manejado apenas com o auxílio da velas e a inclinação do vento. Em épocas anteriores o iatismo contou até com barcos movidos a motor, contudo com o passar dos anos acreditou-se que o mais importante no esporte ainda estava na qualidade do velejador e sua habilidades para a navegação do barco. No Brasil, a vela é uma das modalidades consideradas pioneiras no mundo esportivo, principalmente quanto ao número de medalhas olímpicas, as quais somam dez premiações, quatro de ouro, uma de prata e cinco de bronze.

Equipamentos

As Regatas

Dentro de cada regata, ou seja, de cada período estipulado para velejar, o competidor necessita cumpri cinco fases. A primeira é a largada, na qual os competidores em seus barcos assumem a posição até o início das bóias; e já em seguida o contravento. Depois a través, que se trata de uma mudança na manobra contrária em direção a seqüência que deverá ser perseguida. Na quarta fase, popa é onde os atletas buscam a parte de chegada dentro dessa regata, e por fim a chega propriamente, no qual a embarcação que primeiro chegar às bóias é a vencedora.

Vela

Tanto homens quanto mulheres podem assumir as regatas e todas as fases descritas acima, mas na categoria feminina existem hoje algumas especificações, que levam menos tempo e menos esforço físico que comparação a categoria masculina. As categorias também dividem-se em dois tipos, os fleets race e os matchs races.

Por: Patrícia Contiero

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Individual

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.