Harlem Globetrotters

Primeiros Anos

Os Globetrotters começaram na American Legion League como “Post Giles”, e em 1927 tornaram-se profissionais como o “Big Savoy Five”.

Naquele ano, o promotor Saperstein comprou a equipe e a renomeou como Harlem Globetrotters, o mais famoso de todos os bairros Afro-americanos. Os Globetrotters foram inicialmente uma equipe normal de competição, e bateram a equipe profissional campeã premier, o Minneapolis Lakers, em dois campeonatos seguidos, em 1948 e 1949.

Equipe

No entanto, em 1950, Chuck Cooper se tornou o primeiro jogador negro contratado profissionalmente por uma equipe da NBA, e daquele momento em diante os Globetrotters teriam grande dificuldade em atrair e manter talentos.

Encontrando o Sucesso

Os Globetrotters gradualmente trabalharam suas rotinas de ação e modos de jogo até se tornarem mais conhecidos pela diversão e pelo shows do que como equipe esportiva.

As jogadas dos Globetrotters muitas vezes apresentam coordenação incrível e habilidade na manipulação de uma ou mais bolas de basquete, como que fazendo um malabarismo de bolas entre os jogadores, o equilíbrio das bolas girando na ponta dos dedos, e os arremessos inusitados e de dificuldade extrema.

Jogadas

Entre os jogadores que foram Globetrotters e que foram à NBA (National Basketball Association) destacamos os grandes Wilt Chamberlain e Reece “Goose” Tatum, bem como George “Meadowlark” Lemon, Nat “Sweetwater” Clifton, e Connie “The Hawk” Hawkins. Outro membro da equipe popular na década de 1970 e 1980 foi Fred “Curly” Neal, que foi o melhor driblador da história da equipe na época e foi imediatamente marcado pela sua cabeça raspada.

Como praticamente todos os seus jogadores foram Afro-americanos e por causa da palhaçada envolvida em muitas das sátiras, os Globetrotters, acabaram por atrair algumas críticas na era dos Direitos Civis. Entretanto Jesse Jackson afirmou: “Acho que eles têm uma influência positiva. Eles não mostram os negros como estúpidos, pelo contrário, eles nos mostram como superiores.”

Era Moderna

Durante os anos 1970 e 1980, a equipe foi controlada pela Metromedia e foi apresentada em várias séries de TV e especiais, incluindo apresentações em programas de ação ao vivo e diversos desenhos animados de Hanna-Barbera. Após um período de declínio da marca, os Globetrotters foram comprados pelo ex-membro da equipe Mannie Jackson em 1993, e sua sorte mudou novamente. Em 2002 o time foi incluído no Hall da Fama do Basquete.

Marca

Para tentar compensar as críticas de que eles não jogam o basquete real, nos últimos anos os Trotters tem agendado jogos contra equipes do colégio e pegar equipes como o Magic Johnson Stars. Isso renova a tradição de jogar com as equipes da NBA, que os Globetrotters fizeram durante a década de 1950.

O Harlem Globetrotters visitou o Papa João Paulo II no Vaticano e em novembro de 2000 e o Pontífice foi nomeado um Harlem Globetrotter honorário.

Os Harlem Globetrotters são uma equipe de basquete que combina atletismo, teatro e comédia. Criado por Abe Saperstein em 1926, em Chicago, Illinois. A equipe adotou o nome Harlem por causa de suas conotações como um das principais comunidades negras.

Ao longo dos anos eles se apresentaram em mais de 20.000 jogos de exibição em 118 países. Os Globetrotters começaram gradualmente a incluir cenas cômicas em suas apresentações, até que eles se tornaram conhecidos mais por diversão do que pelo esporte.

Eles apresentam coordenação uma manipulação incrível e hábil de uma ou mais bolas de basquete, como malabarismo de bolas entre os jogadores, o equilíbrio ou bolas girando em seus dedos.

Entre os jogadores que foram Globetrotters estão entre os grandes atletas da NBA, são eles: Wilt “The Stilt” Chamberlain, Connie “The Hawk” Hawkins, Nat “Sweetwater” Clifton, bem como Marques Haynes, George “Meadowlark” Lemon, Jerome James, Reece “Goose” Tatum e Hubert Gansos “Ausbie”.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.