Tamiflu

Tamiflu é a única droga antiviral conhecida, desenvolvida para combater o vírus da gripe influenza H1N1 que vem fazendo vítimas diariamente no Brasil e só é produzida por um laboratório em todo o mundo, que atende 160 países. No entanto seu uso no Brasil, regulado pelo Ministério da Saúde, tem gerado muita polêmica, dividindo a opinião de médicos infectologistas em meio a pandemia já instalada. Segundo o Ministério da área de saúde o uso do Tamiflu está restrito apenas aos casos graves e sob prescrição médica, e a medicação não está a venda nas farmácias, pois o governo comprou toda a produção da indústria farmacêutica que possui a licença para produzir o remédio.

Tamiflu

Tamiflu

O Secretario de Saúde do Rio Grande do Sul, estado mais afetado pela gripe suína, defende o uso restrito do Tamiflu, e afirma que as regras estabelecidas no protocolo do Estado têm que ser seguidas, pois foram criadas visando o bem comum, e que a medicação se liberada poderia faltar a quem realmente necessita além do risco de tornar o vírus resistente e então não existiria nenhuma outra arma disponível contra ele. Segundo o protocolo da SES, o Tamiflu será receitado pelo médico as pessoas que apresentarem os sintomas da gripe A, incluindo aquelas que tem infecção respiratória grave e aguda, com sintomas de doenças respiratórias como a pneumonia e comprometimento pulmonar, assim como as pessoas próximas ao paciente que apresentarem sintomas semelhantes.

Side Effects

Side Effects

O Tamiflu pode ser administrado a partir das 48 horas iniciais da doença até o 7º dia, sendo que o efeito é mais eficaz nas primeiras 48 horas. O Tamiflu tem como substância ativa o osaltamevir, que atua de forma a bloquear algumas enzimas neuraminidases, impossibilitando que o vírus se desloque de uma célula a outra, ou seja, impedindo a disseminação do vírus. O Tamiflu foi testado primeiramente em animais de diferentes espécies e posteriormente no uso humano, em adultos, idosos e crianças. O antiviral tem ação no tratamento de pacientes infectados pela gripe e também na prevenção, tem efeitos colaterais como náuseas, enxaqueca, e nas crianças diarréia, e vômito são comuns.

Gripe Suína

Gripe Suína

A produção do Tamiflu foi aprovada pela primeira vez pela Comissão Européia no ano de 2002, que concluiu sobre sua importância no tratamento e na prevenção da influenza e também como método adicional em caso de pandemia. O mundo está em alerta, pois a gripe A se alastra pelo mundo e todos os dias temos notícias que caíram na mídia de novas vítimas. Laboratórios já divulgaram que desenvolveram a vacinação contra a gripe, mas no Brasil ela só poderá ser utilizada em 2010, antes de começar o inverno, enquanto que na Europa deve começar a ser usada em novembro, antes do inverno chegar por lá. Até lá cabe a nós nos precavermos da melhor maneira possível, evitando os locais fechados, lavando as mãos sempre que possível e torcendo para que o inverno vá embora depressa, antes que a gripe chegue até nós.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.