O Estresse e o Sono

Estresse

Surgido durante o século XIX, o termo estresse foi usado para designar uma tensão originária de forças exercidas em um corpo. Ao contrário do que se pensa comumente, o estresse pode ser benéfico a nossa saúde, pois se trata de um mecanismo de adaptação, tão normal quanto necessário para os seres humanos. Por exemplo, sintomas como aumento de frequência respiratória, de pressão arterial e dilatação das pupilas são as formas que o nosso organismo usa para sua defesa em momentos de tensão e perigo. Hoje em dia o estresse e a depressão são apontados como os fatores mais constantes e que originam inúmeras doenças, entre elas destacamos os distúrbios relacionados ao sono (bruxismo, apnéia, insônia e ronco).

Cura

Consequências

Dentre os muitos males ocasionados pelo estresse percebe-se um desequilíbrio do corpo e nesta situação diversos órgãos passam a trabalhar em ritmo de descompasso, dando então início ao processo de estresse. Como já dissemos antes, o organismo reage a este processo de estresse que representa para ele uma situação de risco, mas se uma pessoa demonstra uma prolongação destas reações, então existe o risco de ter contraído uma determinada doença que se relacione ao processo de estresse. Os distúrbios do sono são uma consequência bastante comum de processos de estresse, e ocorrem com frequência entre estudantes ou pessoas que tem como norma a dedicação total ao trabalho reduzindo consideravelmente a sua quantidade de horas de sono e dando prioridade as coisas que lhe são estimulantes.

Um bom exemplo disso são os atletas profissionais que dedicam muito tempo e energia em suas atividades físicas e alimentação, mas se descuidando do sono que é tão essencial outro exemplo são os caminhoneiros e profissionais da área saúde, que dormem pouco ou muitas vezes viram turnos sem o mínimo de descanso. Um experimento realizado nos EUA com jovens de 18 a 27 anos demonstrou que o funcionamento de seu organismo, após 6 noites dormindo apenas 4 horas, se assemelha ao de uma pessoas acima de 60 anos de idade, além disso as taxas de insulina revelaram índices idênticos ao de um diabético.

Causas

Importante

A tensão prolongada pela má qualidade do sono pode provocar inúmeras alterações que acarretam uma forte queda no desempenho profissional, além de diversos outros distúrbios de ordem psicológica, social, familiar, enfim, uma notável redução em sua qualidade de vida. Para quem deseja ter bons relacionamentos, bom desempenho profissional, uma vida social e familiar saudável, etc., é preciso entender que o sono é fundamental, pois é enquanto dormimos que nosso organismo se reestrutura para enfrentar os desafios diários. Se você tem dificuldade em conciliar o sono deve buscar ajuda profissional para diagnosticar e solucionar o problema, pois só assim poderá evitar as consequências desagradáveis geradas pelos distúrbios que envolvem o estresse e o sono.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.