Dicas Sobre Queimadura De Pele

Quem trabalha em casa, fica muito vulnerável a alguns acidentes entre eles, a queimadura. Assim como as donas e donos de casa, existem também aquelas pessoas que trabalham com produtos ou até mesmo com o próprio fogo e vem por outra acabam com uma pequena queimadura na pele.

Se você já teve problemas com queimadura, sabe que esses acidentes doem muito e dependendo da gravidade deixam marcas para sempre. Em outros casos, a dor e as marcas ficam exatamente porque não sabemos como cuidar desses ferimentos e como as queimaduras são casos tão comuns no nosso dia a dia, que tal aprender exatamente como prevenir-se nesses casos?

Mais abaixo você vai encontrar algumas dicas para tratar de queimaduras de pele e também como prevenir-se para evitar manchas ou até mesmo problemas maiores. E que tal também aprender alguns cremes caseiros que são extremamente eficientes para tratar esse tipo de complicação? Confira tudo.

Dicas Sobre Queimadura De Pele

Dicas Sobre Queimadura De Pele

Tipos De Queimadura

Sabemos que a gravidade de cada acidente muda a medida que o nosso corpo recebe um ferimento maior. No caso das queimaduras, elas podem ser de primeiro, de segundo grau ou de terceiro grau e são analisadas por médicos de acordo com dois grupos: o grupo A e o grupo B. Claro que sabemos de certa forma quando uma quando uma queimadura é superficial ou mais séria, mas mesmo assim é sempre indicado buscar um médico com emergência para realizar testes. Isso é indicado porque uma queimadura sem tratamento pode resultar até mesmo em um câncer de pele.

Vamos Começar Analisando As Queimaduras De Acordo Com o Grupo A.

Nesse caso, são as queimaduras de primeiro ou segundo grau que ocorrem em regiões do corpo como nas articulações, nos olhos, na boca, as que acometem os recém-nascidos ou crianças pequenas e possuem um tamanho equivalente ou superior ao tamanho de uma mão. Se a queimadura for de terceiro grau ou se for maior do que o indicado acima, você deve procurar um médico e evitar de qualquer forma, passar qualquer tipo de medicamento.

Grupo B

Já o segundo grupo que acomete as queimaduras são aqueles que estão dentro das limitações de tamanho que indicamos mais acima e que não afetam as regiões citadas no grupo A. Nesse caso você pode cuidar tranquilamente com cremes e qualquer outro tipo de automedicação.

Coloque Sua Queimadura Em Água Fria

Assim que sofremos alguma queimadura a nossa primeira atitude é procurar alguma solução que amenize a nossa dor e geralmente isso vem com um pouco de água no lugar queimado. Essa é a primeira ação mais adequada de fato para esses casos, pois a água fria resfria o local queimado e além de amenizar a dor, vai fazer com que a queimadura seja bloqueada e evite até mesmo que se aprofunde e cause um dano maior.

O ideal é que você deixe o local que foi queimado por aproximadamente 20 minutos embaixo ou mergulhado em água com temperatura de cerca de 15 graus.

 

Aplique Um Medicamento

Por mais que você tenha sua dor aliviada e ache que a sua queimadura foi superficial, é importante usar um medicamento nem que seja apenas um pouco de soro fisiológico. Isso porque esses produtos irão desinfetar toda a região queimada e tirar qualquer tipo de bactéria que tenha sido adquirida quando houve o contato com a região quente. Você pode usar também sabonete antisséptico e depois aplicar um pouco de hipoclorito de sódio ou clorexidina diluído. Depois de aplicar e limpar a substância na pele queimada, seque bem e deixe o seu ferimento sem contato com o ar por algum tempo.

Quando começar a criar aquelas bolhinhas incômodas, o que vai fazer com que a dor retorne um pouco, aplique um creme a base de sulfadiazina de prata ou então de clorocresol por toda a região queimada incluindo a pele avermelhada. Continue com a região coberta, mas sem fazer nenhum tipo de curativo que grude na pele ou aqueça-a demais. Mude com no máximo 2 dias de intervalo.

Se a sua dor for incomoda demais, você pode tomar algum remédio antáligo, principalmente a base de compostos como ácido acetilsalicílico, de paracetamol ou de ibuprofeno.

Aplique Um Medicamento

Aplique Um Medicamento

Creme Caseiro

Não indicamos o uso de cremes caseiros para todas as queimaduras. Se a sua for mais grave, antes de fazer uso do creme abaixo, consulte o seu médico e verifique essa possibilidade.

Pomada De Agrião

Para fazer essa pomada você vai precisar de um maço de agrião e manteiga sem sal. Você vai passar esse maço inteiro pela centrífuga ou triturá-lo bem até formar uma espécie de pó e misturar com manteiga aos poucos até que forme uma pasta bem consistente.

Você só deve aplicar a pomada de agrião em queimaduras de primeiro ou segundo grau e quando for armazenar, guarde sempre dentro da geladeira em um recipiente fechado e escuro, deixando por lá no máximo 15 dias.

Colágeno Natural

O ovo batido quando em contato com a sua pele queimada, vai formar uma película de colágeno natural e revigorar a pele, além de evitar que bolhas apareçam e fique qualquer tipo de mancha no local queimado.

Você deve bater a clara de 2 ovos levemente e aplicar sobre o local queimado, sem ter passado nada antes. Aguarde alguns minutos e pode lavar. Você vai observar que se formará uma camada branca sobre o local queimado, como se fosse uma casca. Isso se dá porque é o colágeno agindo no local acidentado.

Creme Caseiro

Para esse creme você vai precisar de:

50 gramas de vaselina pura
10 gramas de óxido de zinco
40 gramas de óleo de coco puro

Para fazer o creme você deve misturar o óleo de coco com o óxido de zinco até que eles formem uma mistura bem homogênea, depois acrescente aos poucos a vaselina e vá misturando até gerar um creme bem pastoso.

Pronto, agora você precisa apenas aplicar na sua queimadura sempre que for trocar o curativo e você perceberá que a dor é bastante aliviada, pois essa mistura é bem refrescante e muito hidratante para a sua pele.

fundiam e entre eles e o povo Romano, resultou nas maiores heranças culturais que temos da era medieval que duraram por toda a Idade Média e alguns ultrapassaram ainda esse período e até mesmo continentes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.