Cirurgia Bariátrica

A Cirurgia Bariátrica surgiu devido a necessidade de algumas pessoas de perder peso por causa de problemas de saúde e beleza, pois muitas pessoas possuem dificuldades para emagrecer. Com a cirurgia bariatrica é possível evitar que a pessoa engorde novamente. Essa cirurgia é feita desde o ano de 1952 tendo já cinqüenta e sete anos de existência na medicina. Algumas pessoas não conseguem emagrecer apenas com atividades físicas e por isso precisam de métodos mais drásticos. Hoje em dia é possível encontrar três tipos de cirurgias bariatricas que são conhecidas e utilizadas no mundo todo. A Bypass Gástrico que é a que mais é utilizada estando em um padrão bem auto na medicina chamado de “Padrão ouro”.

Cirurgia Bariátrica

Cirurgia Bariátrica

Entre todas as cirurgias bariatricas que são realizadas podemos dizer que setenta por cento delas são Bypass Gástrico. Essa técnica de Bypass Gástrico começou nos Estados Unidos no ano de 1980, pelos médicos chamados Rafael Capella e Dr Mal Fobi. Quando feita essa cirurgia que é uma exclusão duodenal o paciente não sente mais fome e com isso perde peso. A duvida de como tratar a obesidade esta nessa cirurgia. As pessoas que fazem essa cirurgia perdem totalmente o interesse pela comida e com isso não mais engordam. A cirurgia pode causar anemia, mas que pode ser controlada com o auxilio de ferro e também de cálcio. Com a cirurgia há uma melhora na função do pâncreas e isso faz com que aumente muito a produção da insulina e isso previne diabetes do tipo dois.

Tipos

Tipos

A outra forma de se fazer uma cirurgia bariatrica é chamada de Banda Gástrica Ajustável. Com essa técnica é instalada uma cinta no estomago que ajusta o tamanho do estomago. No abdômen em baixo da pele fica um botãozinho onde o médico pode aumentar ou diminuir o espaço. Com essa diminuição a pessoa não consegue comer antes que esvazie o estomago e com isso emagrece. Com esse método o paciente sente fome e também faz com que o paciente coma muito mais doce por passar mais rápido. Para aqueles que têm força de vontade é bom, mas para os obesos a primeira técnica é a mais indicada. Com essa técnica a qualidade de vida da pessoa fica bem comprometida, pois provoca vômitos.

Existe também a técnica de cirurgia bariatrica que é chamada de Dissabsortivas e que é dividida em duas partes que são chamadas de Duodenal Switch e Scopinaro. Com elas passa pelo tubo digestivo apenas trinta por cento da comida para que se possa atrapalhar a pessoa a comer gorduras e os carboidratos, mas tudo isso sem que a pessoa perca as proteínas. Nessa técnica a pessoa pode comer o quanto quiser, mas se comer gorduras terá uma diarréia forte e com um cheiro terrível. Quando for optar por uma delas pense bem e escolha a que dará uma qualidade de vida melhor. É importante lembrar que é preciso escolher um bom médio para que assim não corra riscos. Seguir algumas dicas de segurança em casos de cirurgias é muito bom para o paciente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.