Alimentos Que Incham ao Serem Ingeridos

O fato de nos sentirmos inchados não tem propriamente a ver com gordura ou coisa do tipo, e sim com o que comemos ao longo do dia. Há determinados alimentos que têm o poder de nos deixar inchados, ou seja, com a barriga e o estômago mais proeminentes. Muitos desses alimentos nós nem nos damos conta que nos fazem mal, porém, fazem! O ato de evitá-los ou de diminuir consideravelmente seu consumo já são suficientes para diminuir as medidas e ainda segurar o peso a um nível aceitável.

Alimentos Que Incham ao Serem Ingeridos

Alimentos Que Incham ao Serem Ingeridos

Conheça os Alimentos Que Incham

O inchaço abdominal é um problema bastante comum, principalmente incomodando as mulheres. O inchaço pode ter diversas causas, porém, as mais comuns são a ingestão de certos alimentos e ainda a prisão de ventre. De acordo com especialistas, a prisão de ventre não tem nada a ver com sexo ou faixa etária, e causa uma grande produção de gases, que são ocasionados em decorrência da fermentação causada pelas bactérias intestinais. Determinados alimentos aumentam a quantia de gases a ser produzida, tais como cerveja, couve-flor, milho, leite, feijão, brócolis, alho, cebola, entre outros. Eles indicam que é necessário, portanto, aumentar o funcionamento da parte intestinal para diminuir a quantidade de gases produzida. A alimentação a base de frutas, alimentos integrais, e folhas, além da ingestão diária de no mínimo 02 litros de água são coisas simples que podem ser feitas e se mostram bastante eficaz para combater a situação. Quem passa pelo problema de má-digestão, o melhor a fazer é procurar ao máximo evitar alimentos muito gordurosos e ainda não exagerar na ingestão de embutidos, carnes, leite e todos os seus derivados, preferindo se alimentar de hortaliças e frutas.

A Sobremesa Ideal

Para quem não abre mão de uma gostosa sobremesa depois do almoço e jantar, mas não quer se sentir inchada, o melhor é apostar no abacaxi, já que na fruta existe a enzima bromelina, que ajuda bastante na digestão. Além disso, há outros meios de melhorar a situação, aproveitando os chás digestivos, como espinheira-santa, angélica, erva-doce e anis. Já para o período menstrual, onde normalmente as mulheres se sentem mais inchadas, o melhor é tomar chá de poejo, mentrasto e ainda de agoniada, para aliviar.

A Sobremesa Ideal

A Sobremesa Ideal

Dicas Importantes

  • -Aquelas pessoas que fazem tratamento contra a infecção de intestino a base de antibióticos podem demorar um tempo maior para normalizar as funções da flora intestinal e assim, ficarem com menor propensão à produção demasiada de gases.
  • -É preciso que se tenha uma alimentação bastante adequada, voltar a trazer para o intestino as bactérias boas, e tomar muita água e consumir fibras.
  • -Apesar de parecer bastante comum e habitual, não há nada de normal em sentir inchaço e desconforto abdominal. Se isso vem a acontecer com certa frequência, é indicativo de que o organismo não está fazendo a digestão de forma adequada.
  • -Vale salientar, se o inchaço ou incomodo não acabar a partir de uma alimentação correta, é melhor procurar ajuda médica, pois há alguma coisa errada.
  • -O inchaço abdominal pode ser ocasionado outras situações, tais como o acúmulo de líquidos, que é mais nas mulheres no período menstrual, e ainda situações mais complicadas, como doenças inflamatórias do intestino, insuficiência hepática, câncer e muitas outras.

Alimentos Que Causam o Temido Inchaço

  • Feijão: Determinados carboidratos que estão contidos no grão fogem da digestão e acabam sendo metabolizados através das bactérias contidas na parte baixa do trato digestivo, o que pode ocasionar flatulência e gases. Porém, tirar completamente o grão da dieta não é a melhor forma de acabar com o problema, em decorrência de seu alto valor nutricional. Por isso, coma de maneira moderada.
  • Couve-flor e Repolho: Esses dois vegetais pertencem são tida como brássicas, e nelas estão contidos compostos sulfurados que são capazes de dobrar a produção de gases do intestino.
  • Massas e Pão Branco: esses produtos que usam a farinha refinada em sua composição oferecem uma forma de carboidrato que produz a fermentação e aumentam a quantidade de gases, o que provoca a distensão abdominal. Por isso, o melhor é consumir apenas massas e pães integrais, que possuem alta concentração de fibras.
  • Bebida Alcoólica: Seja qual for, acaba aumentando a permeabilidade presente na mucosa intestinal, causando o desequilíbrio da flora do intestino, o que pode ocasionar o aumento do tamanho do abdômen.
  • Leite e Seus Derivados: Aquelas pessoas que são intolerantes à lactose, bem se sabe que o consumo pode vir a ocasionar diarreia e flatulência. Para evitar problemas, opte por leite de cereais que sejam à base de arroz e quinoa; além de leite de sementes como girassol e gergelim; e ainda de oleaginosas como castanha-do-pará, amêndoas, e extrato de soja.
  • Alimentos Gordurosos: Os alimentos que são mais gordurosos representam uma ameaça ao organismo que não possui uma digestão adequada. Estes alimentos, como a batata frita ou o frango frito, são de mais difícil digestão e, com isso o organismo ficará pesado e inflamado. Prefira alimentos que possuam gorduras monoinsaturadas como o chocolate amargo e o abacate.
  • Sal: O excesso do consumo de sal ocasiona a retenção de líquido no organismo. Com isso há o crescimento lento da zona media. Se alimentar com pouco sal pode até gerar benefícios ao organismo, já que o mesmo responde de maneira satisfatória aos melhores níveis de sódio. Controle com bastante cuidado a ingestão de sal, mas use todos os dias.
  • Refrigerantes e Bebidas com Gás: As bebidas com gás e os refrigerantes são criadores de óxido de carbono, esta composição química acaba ocasionando gases que produz um estado inflamatório, causando inclusive o aumento do estômago.
  • Alimentos Condimentados: Todos os alimentos que foram temperados com noz moscada, pimenta preta, pimenta vermelha, mostarda, alho ou vinagre, desprendem ácidos no estomago que podem gerar irritação e ainda inflamação na parte de cima do estômago.
  • Carboidratos Refinados: Os alimentos que são compostos por carboidratos refinados todos que foram livrados de suas fibras naturais. O carboidrato refinado é basicamente a farinha branca e, por isso, todos os alimentos que são feitos com ela, como bolos, pães, pizzas, entre outros, causam inflamação no organismo.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.