Vistoria do Inmetro

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial é uma instituição vinculada ao Governo Federal Brasileiro e que foi fundado em 1973, vindo a substituir o ultrapassado Instituto Nacional de Pesos e Medidas. Desde então, o Inmetro é responsável por averiguar produtos, para que eles possam chegar aos consumidores sem risco algum. A vistoria do Inmetro é rigorosa, submetendo o produto a vários testes, como resistência, durabilidade, nível de temperatura, risco de choques elétricos, etc.

Vistoria do Inmetro

Vistoria do Inmetro

Qual a Importância da Vistoria do Inmetro?

Ter o selo do Inmetro significa que o produto foi fabricado de acordo com os requisitos de segurança necessários. Os produtos que passam pela verificação do Inmetro são aqueles que estão na lista de itens que podem eventualmente causar algum risco para quem faz uso deles. Isso significa que ter esse selo estampado na embalagem significa mais segurança para os consumidores.

Tendo uma lista com os produtos que precisam passar pela verificação de segurança o Inmetro começa o trabalho de verificação. É então estabelecido um programa de avaliação de conformidade que cada um dos produtos apresenta. Nesse programa estão inclusos os testes que são necessários para verificar a assertividade de cada um dos produtos.

Como é o Programa de Avaliação do Inmetro?

Basicamente esse programa de vistoria do Inmetro consiste em fazer testes sobre o produto em questão e a elaboração de um regulamento com os requisitos mínimos de segurança que o item deve cumprir. Nesse regulamento além da inspeção a ser realizada fica estabelecido como se dará a fiscalização. Em geral esses programas de avaliação funcionam por meio de testes que são empregados por organismos que possuem vínculo com o Inmetro.

Recebimento do Selo do Inmetro

O regulamento de cada tipo de produto contará com requisitos que podem ser de caráter voluntário ou compulsório. No caso dos programas de requisitos voluntários são estabelecidos requisitos que podem ou não ser atendidos pelos fabricantes. Já no que se refere aos requisitos compulsórios estão aqueles que são obrigatórios de serem cumpridos e dizem respeito a cuidados relativos a saúde de quem os utilizará.

De uma forma geral os produtos que atendem esses requisitos recebem o selo do Inmetro que garante que são produtos seguros e produzidos de acordo com as exigências do órgão de fiscalização. No Brasil todos os produtos devem ter essa certificação. Produtos que não possuem esse selo, sejam nacionais ou importados, não podem ser vendidos.

Confiança

Um dos objetivos dos produtos comercializados pelo Inmetro é oferecer segurança e confiança para que os brasileiros saibam que estão levando qualidade para casa. Os fabricantes devem manter a produção dentro das exigências do Inmetro para que então possam receber a certificação sem eventuais problemas. Observe sempre se o produto que você está adquirindo possui o selo do Inmetro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.