Terremoto no Equador

No final de fevereiro desse ano assistimos a noticia de mais um terremoto no Equador, o tremor iniciou no Oceano Pacífico e alcançou 4,5º na escala Richter, e apesar de não ter sido percebido pela população do país deixa as autoridades em alerta, para este que é um risco eminente no litoral do país. Segundo relatório do IG – Instituto Geofísico da escola politécnica nacional o tremor aconteceu na província litorânea de Manabí, e o epicentro do abalo foi a uma profundidade de 12 Km. Com a facilidade da Internet tudo fica mais fácil. Esse é mais um dos tantos abalos sísmicos a que está exposto frequentemente o país do equador, que mesmo não sendo sentidos pela população acontecem com muita freqüência no país.

Causas

Causas

O Equador está localizado ao sul da zona andina, dentro do cinturão de fogo do pacifico, área exposta a atividades vulcânicas e sísmicas freqüentes, pela convergência das placas tectônicas Sul-americana e Nazca. A região chamada cinturão de fogo do Pacífico tem uma extensão aproximada de 120.000 km e como o próprio nome diz, é a área que circunda a placa tectônica do pacifico, favorecendo as atividades vulcânicas e os abalos sísmicos, uma vez que é uma zona de convergência de placas tectônicas muito ativas, sendo essas características geológicas responsáveis por 90% dos acidentes dessa natureza que acontecem na superfície da terra e que podem ser monitorados pela moderna tecnologia criada pelo homem.

Estão dentro dessa área de risco de vulcões e terremotos o litoral do Equador, Colômbia, China e Peru, e os países do Chile, Alaska, Rússia, Japão, Coréia do Sul, Indochina, Filipinas, Malásia, e Indonésia, toda a América central, o litoral pacífico do México, Canadá e Estados Unidos. Os Avanços da Tecnologia são impressionantes. O Equador possui um grande numero de registro de terremotos em seu litoral, além de erupções vulcânicas e inundações. Localizado na zona Andina o pequeno país remanescente da cultura Inca tem em seu território quatro vulcões que mesmo em processo de erupção são um grande espetáculo de beleza da natureza. Um dos vulcões, o Guangua Pichincha tem mais de 4 mil metros de altitude e já causou grandes acidentes no local que fica a 10 Km da capital do país, Quito. O Tungurahua – garganta de fogo, tem mais de 5 mil metros de altitude e já causou acidentes e graves proporções na região. Além desses os vulcões de Sangay e Reventador também entram em movimento vulcânico.

Terremoto no Equador

Terremoto no Equador

Os terremotos no Equador e os vulcões em erupção colocam em risco uma das maiores reservas ambientais do planeta, o arquipélago de Galápagos, com um ecossistema único no mundo, onde existem Animais de Diferentes Espécies e vegetações que não são encontradas em outros locais. Galápagos se originou de erupções vulcânicas submarinas, e nas ilhas foram Classificados Animais que evoluíram somente nesse local, segundo pesquisadores das 5 mil espécies catalogadas, 2 mil são encontradas somente na ilha. Galápagos é um paraíso terrestre no Equador, com a Proteção Do Meio Ambiente que corre risco permanente em função das constantes erupções vulcânicas e dos terremotos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.