O que é Intercâmbio?

A palavra intercâmbio pode ter uma série de significados, no entanto, o que mais se destaca é com certeza o conceito de troca. Podemos dizer que é a forma mais prática, barata e eficaz de conhecer outro país e sua cultura. O sonho de muitos estudantes é ter a chance de passar um período, que varia entre seis meses e um ano geralmente, em outro país aprendendo o idioma e os hábitos dos moradores locais.

O que é Intercâmbio?

O que é Intercâmbio?

A ligação do termo intercâmbio com a figura da pessoa que vai estudar ou trabalhar em outro país por um tempo determinado começou a ser feita a partir da década de 1940. O foco dessa relação estudantil de intercâmbio é a troca de experiências e fortalecimento de laços entre pessoas de diferentes nações.

Atualmente, fazer um intercâmbio é uma excelente oportunidade para quem deseja se tornar fluente num idioma ou deseja se qualificar profissionalmente sem contar com o crescimento pessoal que a experiência pode trazer. Para quem está pensando em fazer um intercâmbio vamos explicar um pouco mais sobre como funciona.

O que é Intercâmbio?

O que é Intercâmbio?

Como Fazer Intercâmbio?

A experiência estudantil ou profissional no exterior é um ponto bem interessante para o seu currículo. Para te ajudar a realizar o sonho de passar algum tempo em outro país se aperfeiçoando listamos algumas das principais dicas e passos que devem ser cumpridos ao longo da jornada. Então pronto para fazer as malas?

Passos Importantes para Fazer Intercâmbio

Objetivo do Intercâmbio

Antes de pensar num destino para o seu intercâmbio é importante que você tenha bem claro em sua mente qual é o seu objetivo. Alguns destinos são mais interessantes para quem deseja fazer imersão num idioma enquanto outro tem melhores oportunidades para quem deseja ter experiências profissionais.

O que é Intercâmbio?

O que é Intercâmbio?

Principais Modalidades de Intercâmbio

  • Intercâmbio de estudo – Geralmente com foco numa língua estrangeira e com aulas numa escola com sede no destino da viagem.
  • Intercâmbio Business – Um tipo de intercâmbio com foco em desenvolver a prática com o idioma com foco na área profissional do intercambista.
  • Intercâmbio Preparatório – Modalidade indicada para quem está se preparando para exames de excelência em exames como IELTS, TOEFL entre outros.

Dica Extra – 5 Cidades Para Aprender Idiomas

Abaixo uma lista com 5 cidades em que você pode ter excelentes experiências para aprender idiomas.

  1. Nova York

A cidade que nunca dorme é a mais indicada para quem deseja aprender inglês rápido além de vivenciar o famoso estilo norte-americano de vida.

  1. Londres

Para quem deseja aprender o inglês britânico a dica é a cidade mais cool da Europa, em paralelo aos estudos é possível viver experiências culturais.

  1. Barcelona

Se o espanhol é a língua que você deseja aprimorar através do intercâmbio é interessante pensar na cidade de Barcelona que ainda tem uma vida cultural intensa.

  1. Pequim

O mandarim está se tornando um grande diferencial para o currículo, para quem deseja aprender esse idioma a dica é fazer intercâmbio na capital da China.

  1. Berlim

Um idioma que pode ser mais facilmente aprendido na convivência diária é o alemão e por isso a cidade de Berlim é uma opção maravilhosa.

Dica Extra – 3 Melhores Países para Intercâmbio de Trabalho

Escolher um país para fazer intercâmbio de trabalho demanda um bom conhecimento sobre a cultura do mesmo e especialmente sobre as oportunidades que ele oferece em termos de crescimento profissional. Você poderá ter uma ideia melhor a esse respeito conferindo os 3 melhores países para encontrar boas oportunidades de trabalho.

  1. Austrália

Uma das facilidades que mais tem atraído estudantes em busca de oportunidades de trabalho durante o intercâmbio para a terra dos marsupiais é o fato de que é possível obter permissão para trabalhar no momento da aprovação do visto de estudo. É necessário ter um visto de estudo para fazer intercâmbio na Austrália.

  1. Irlanda

Um país lindo e que ainda tem um povo bastante receptivo, além dessas vantagens, a Irlanda, ainda não exige que brasileiros tirem o seu visto de estudo e trabalho antecipadamente. Tudo o que o estudante precisa é ter passaporte válido e que seu curso tenha pelo menos 25 semanas. Os estudantes podem fazer uma carga de trabalho de 20 horas semanais.

  1. Nova Zelândia

Um país que mesmo sendo pequeno tem grande diversidade para oferecer aos seus visitantes. Para se ter uma ideia nesse país é possível ver montanhas, praias, vulcões entre outros. Nesse país é possível estudar e trabalhar durante o intercâmbio, a carga horária semanal de trabalho para os estudantes é de 20 horas semanais e os cursos devem ter registro no governo para que os estudantes estrangeiros possam se matricular.

O Destino do Intercâmbio

Depois de ter conferido as informações acima você já pode ter uma ideia mais bem desenhada de qual é a melhor opção de destino para o seu intercâmbio. Caso ainda não tenha certeza você pode pesquisar as opções que as agências que oferecem pacotes de intercâmbio têm ou então se informar a respeito de programas de intercâmbio da sua universidade.

Os Documentos

Com todas as escolhas devidamente feitas é importante que o interessado no intercâmbio fique atento a documentação exigida. Alguns documentos demoram algum tempo para ficarem prontos então é interessante ir providenciando-os em paralelo ao restante do processo.

Importante

Cada país e que cada tipo de programa de intercâmbio exige documentos diferentes então é importante que você ao bater o martelo da escolha peça uma relação completa desses documentos. Abaixo listamos os documentos que são pedidos mais comumente:

O Passaporte

Esse documento é necessário para realizar viagens internacionais de uma forma geral. Seu passaporte deve estar em bom estado e dentro do prazo de validade.

RG

  • Documento de identificação é essencial para o processo.
  • Comprovante de residência no Brasil
  • Para que fique claro que o estudante tem para onde voltar.
  • Carteira de Trabalho
  • Para quem está indo para intercâmbio de estudo e trabalho.
  • Documentos exigidos pela agência de intercâmbio

Nessa lista entram os documentos específicos para o local em que você pretende ir.

Dica Extra – Fique Atento ao Documento Obrigatório

Em geral os países exigem que estrangeiros estejam sempre com um documento de identificação para apresentar durante a estadia. Esse documento normalmente é o passaporte, guarde ele num local de fácil acesso para você, mas seguro e mantenha ele sempre com você. Faça cópias coloridas do documento por segurança.

Seguro Saúde

Alguns programas de intercâmbio exigem que o estudante tenha seguro saúde para que possa fazer a viagem. Mas, mesmo que não seja uma exigência obrigatória é interessante ter esse seguro. Uma dica é se informar sobre as agências que oferecem esse produto. A faixa de preços costuma ser acessível.

Medicamentos

Quem precisa de medicamentos de uso contínuo deve levar consigo receitas para os mesmos e verifique se esses medicamentos não são proibidos no país para onde você deseja ir.

Dinheiro

Para a sua viagem de intercâmbio é interessante levar dinheiro vivo em notas e também cartões de crédito internacionais para que você possa fazer as suas compras sem preocupação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.