Novo Sistema de Créditos de Carbono

O projeto pioneiro de Redução de Emissões para o Desmatamento e Degradação, REDD, está sendo desenvolvido no Acre, pela Green CO2 Projetos Ambientais. O projeto com uma área de 30.000 hectares servirá para fazer a compensação para o mercado europeu da emissão de gases poluentes que são jogados na atmosfera, pelos países do continente. Este é um Novo Sistema de Créditos de Carbono que consiste no desmatamento evitado que se torna hoje uma maneira bastante inteligente para a geração de créditos de carbono. Até agora o que tínhamos nesse sentido era as operações em que eram plantadas árvores para compensar as emissões e este é um projeto que mantém as florestas de pé fazendo assim a Proteção Meio Ambiente com a vantagem de que preserva os povos nativos da região e também a biodiversidade da floresta. As cotas que o mercado europeu necessita devem ser totalmente preenchidas por esta área do projeto no Acre.

Mercado

Mercado

O projeto na pratica

O objetivo do projeto é especialmente combater o dióxido de carbono e metano que são produzidos, a partir do Meio Ambiente Desmatamento e da posterior queima das florestas derrubadas. Preservar estas florestas é importante porque elas são fundamentais na função de mananciais hídricos, além de trabalharem, como todos sabem como se fossem o pulmão do planeta uma vez que tem a capacidade de transformarem o dióxido e carbono em oxigênio no ar. Devemos considerar ainda os ricos ecossistemas que estas florestas contêm e dos quais muitas comunidades indígenas dependem para sobreviver. Esse projeto leva aqueles que são os maiores responsáveis pela Poluição do Ar em especial, e que não se dedicam a preservação, a pagarem para que isso seja feito e assim além de ajudarem para que se preserve a biodiversidade ajudam também no combate ao aquecimento global que tanto preocupa a todos na atualidade.

Foto

Foto

Operação

De uma forma bastante prática é por meio da venda de créditos de carbono que o pagamento do REDD é realizado e é mensurado pelo valor do carbono que está armazenado em florestas ou então é avaliado pelos custos ambientais devido ao desmatamento com a extração de madeira e também da ocupação com pecuária. Assim esses créditos são utilizados como moeda que estimula os países em desenvolvimento a fazer o Controle Meio Ambiente evitando os desmatamentos ao mesmo tempo em que os países ricos que investem nesses projetos estão cumprindo as metas de redução de emissões a que são obrigados.

Novo Sistema de Créditos de Carbono

Novo Sistema de Créditos de Carbono

Desmatamento

Existem dados que dizem ser o desmatamento o responsável por nada menos do que 20% das emissões de gases de efeito estufa emitido pelos homens e com a floresta Amazônica em seu território, o Brasil sempre é citado, porém o país se destaca também pela realização de projetos inovadores como é o caso do REDD que além de trabalhar pra a redução das emissões ainda de quebra acaba ligando economias consolidadas as emergentes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mundo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.