Gaddafi: Ditador Recém-Deposto da Líbia Ficou Famoso pela Tirania e Comportamento Bizarro

No final de agosto, terminou um período de 42 anos de tirania do governo da Líbia, comandado pelo capitão Muamar Gaddafi, em uma ditadura que possuía um perfil que mesclava um comportamento bizarro do comandante com uma brutalidade.

Kadafi

Kadafi

Desde o início do ano, quando ocorreram diversas revoluções em diversos países, cujos habitantes estavam insatisfeitos com os regimes ditatoriais, como Tunísia e Egito, em que seus governantes de décadas foram depostos.

Nos últimos meses, a “bola da vez” foi a Líbia, país do norte da África, com uma das ditaduras mais longas, comandada pelo excêntrico autointitulado coronel Muamar Gaddafi, que desde 1969 comandava o país com mãos de ferro.

O coronel causa polêmica até mesmo a respeito da grafia correta de seu nome. O nome do ditador deposto pode ser escrito de variadas maneiras, por causa das dificuldades de tradução do idioma árabe, bem com a pronúncia em algumas regiões do país do norte da África.

Muamar Kadafi

Muamar Kadafi

O nome do coronel em árabe é: معمر القذافي, escrito na forma ocidental como: Muʿammar al-Qaḏḏāfī. Dessa forma, o nome do líder líbio pode ser escrito nas mais diversas formas, que todas estão corretas, como: Kadafi, Gaddafi, Gadhafi, Cadáfi, Al-Khadafi, Al-Khaddafi, al-Qadhafi. Além disso, o primeiro nome do coronel pode ser redigido como: Moammar, Muammar, Muamar e Mu’ammar. Se depender do ditador deposto, ele prefere ser chamado pelas seguintes formas: al-Gathafi, Muammar Gadafi ou Moammar El-Gadhafi.

Além disso, o ditador, que chegou a ser chamado de “cachorro louco do Oriente Médio”, na década de 80, pelo então presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, é pitoresco até mesmo em sua real data de nascimento. Não se sabe ao certo se o líbio nasceu em junho ou setembro do ano de 1942, em uma tenda no deserto de Surt, no norte da Líbia. Foi através do contato com os comerciantes beduínos que viajavam pela região, que passou a formar suas convicções políticas, ainda bem jovem.

Muamar

Muamar

O líbio foi enviado, ainda quando era criança, para uma rígida instituição educacional, passando longos anos longe da família. Na escola, teve destaque nas matérias de geografia, literatura e matemática. Assim que concluiu a primeira etapa dos estudos, o jovem Gaddafi, com 17 anos ingressou na carreira militar. Em seu primeiro ano de curso compôs um grupo de opositores ao então governo de Idris I, que estava ampliando a entrada de norte-americanos no país, atitude abominada pelo jovem militar líbio.

Foi no ano de 1969 que o então capitão Gaddafi liderou um grupo de militares que culminou na queda da monarquia de Idris I, e fechou as bases inglesas e norte-americanas na Líbia. No mesmo ano, se autopromoveu coronel, e passou a instituir uma das mais severas ditaduras de todos os tempos.

Para se ter uma ideia, a partir do ano de 1971, o coronel restituiu as leis islâmicas, conhecidas no Ocidente pelo estilo “olho por olho, dente por dente”, estabelecendo amputações para a punição de roubos e furtos. Além disso, passou a apoiar grupos de terroristas árabes, bem como ordenar atentados contra os Estados Unidos.

Dentre os atentados contra os norte-americanos mais famosos, estão um atentado a uma boate em Berlim no ano de 1986, e um atentado contra uma avião da extinta PanAm, em Lokerbie, na Escócia, no anos de 1999, onde morreram 270 pessoas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.