Conseguindo o Primeiro Emprego

Preocupação Principal dos Jovens

Uma preocupação bem comum nos jovens atuais, diante de um mercado de trabalho tão competitivo é como eles poderão conseguir o primeiro emprego.

Conseguir

Muitos deles gostariam de arranjar um trabalho o mais rápido possível, seja por motivos financeiros para ajudar no sustento da famílias ou um recém-formado que após quatro ou cinco anos de estudo acadêmico descobre que a profissão a qual se dedicou possui um campo restrito de trabalho, ou ainda aquele jovem que deseja ser independente dos pais e ter seu próprio dinheiro, Seja como for, essa etapa é sempre um desafio muito grande para se vencer.

Emoções dos Jovens Aspirantes ao Emprego

Os profissionais especializados na área de recrutamento e seleção que costumam entrevistar jovens candidatos ao primeiro emprego, revelam que normalmente eles chegam à consultoria cheios de dúvidas e questionamentos e sentimentos de insegurança, aflição e falta de orientação para iniciar o processo seletivo.

Alguns especialistas costumam orientar seus candidatos que estão iniciando sua vida profissional, que comecem a busca por funções mais simples para que consigam adquirir mais experiência e concorrer no futuro à cargos mais complexos, com a a chance de mostrarem seu potencial e habilidades profissionais.

Candidatos

Dessa maneira, esse processo acaba ficando mais simples e menos estressante para o jovem candidato.

Plano Básico de Marketing Pessoal

Os especialistas na área, orientam que é possível desenvolver um plano de marketing pessoal para auxiliar o jovem a conseguir seu primeiro emprego. Algumas etapas seriam:

-Conhecimento do mercado em que deseja trabalhar: muitos jovens querem apenas conquistar seu primeiro emprego, mas não tem a menor idéia de suas aptidões e em que área tem condições de atuar. Conhecer o mercado de trabalho já tão competitivo, será um diferencial a mais e uma maneira de traçar uma boa estratégia para conseguir ingressar nele com sucesso na carreira.

– Elaboração de um Currículo: A elaboração do currículo é uma das fases mais importantes do plano de estratégia para o jovem conseguir seu primeiro emprego, pois é o primeiro contato que a empresa vai ter com o candidato, por isso ele deve ser muito bem escrito, baseado em experiências de trabalho ou estágio reais ou cursos de especializações realizados. Muitos candidatos acabam negligenciando essa etapa tão importante desse processo confeccionando currículos com informações incompletas, ou pior ainda inverídicas que não podem ser comprovadas. Se a pessoa não sabe como elaborar um bom currículo, o ideal é procurar um profissional especializado para fazê-lo.

Currículo

-Preparação para uma Boa Entrevista profissional: Outra etapa muito importante para quem deseja conseguir seu primeiro emprego é estar preparado para fazer a entrevista profissional, pois é através dela que o empegador terá uma impressão sobre o candidato à vaga oferecida. Por isso, alguns cuidados como postura na hora de se apresentar ao empregador, roupas adequadas e uma maneira menos informal de expressar as idéias devem ser observados. Em caso de dúvidas sobre como se portar em uma entrevista profissional, os consultores podem orientar ao candidato o melhor procedimento a seguir.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.