Portugal e a Celulose no Brasil

O antigo rei a procura do antigo súdito. Portugal busca no Brasil, através da Portucel, empresa produtora de celulose, focar seus negócios aqui, graças ao desenvolvimento e a modernidade das tecnologias de transformação. Quanto tempo se passou quantas lutas e quantas questões políticas, econômicas e sociais foram apagadas de nossa memória desde 1.500 até os dias de hoje, depois da independencia do Brasil. Países da mesma língua e que já superaram velhos preconceitos, agora estão voltados à ampliação de suas relações comerciais. Portugal e a celulose no Brasil, através da Portucel, procuram focar no Brasil, uma das bases para produção de celulose plantando eucaliptos, a exemplo de suas concorrentes européias, onde a Aracruz que desenvolve seu projeto no Rio Grande do Sul, é uma delas, pois o eucalipto se adapta muito bem aqui na Região Sul do Brasil, onde outras indústrias de celulose já se encontram em pleno funcionamento e produção.

Portugal e a Celulose no Brasil

Portugal e a Celulose no Brasil

Para nossos irmãos portugueses, no primeiro momento, me parece melhor negócio, pois que não possuem, em seu país, terras suficientes e mais adequadas à produção da celulose, a partir do eucalipto, planta nativa da Oceania, mais precisamente da Austrália, onde existe quase uma centena de espécies. Mas além de não possuírem terras suficientes, se beneficiam da mão de obra mais barata levando daqui, a matéria prima, não o produto final industrializado e pronto para a comercialização. Um verdadeiro Mistério, pois estamos entregando terras férteis para a produção de alimentos, às multinacionais em busca de seus lucros. Nada contra Portugal e a celulose no Brasil, que com certeza, vão produzir riquezas para a economia brasileira e proporcionar novos empregos e produzir o empobrecimento do solo, pois todo o mundo sabe o quanto o eucalipto suga a terra.

Comercio Exterior

Comercio Exterior

Isto é uma questão estrutural da questão fundiária do Brasil que inda não está bem resolvida. Enquanto isso não acontecer, vamos acostumando com as plantações de eucaliptos a tomar conta de nossas terras produtivas que bem planejadas, poderiam estar produzindo alimentos. Sem querer entrar no mérito da questão, apenas faço uma referência pessoal sobre a questão, onde em minha Região, paira no ar, algo estranho em relação as multinacionais que plantam eucaliptos para a produção da celulose, que para este paraíso da natureza, estão a propor o desenvolvimento da economia em meio a crise mundial, mas o que se vê é a insatisfação do povo que a tudo olha silenciosamente, como a prever algo que não vai dar em nada para eles.

Exportação Celulose

Exportação Celulose

Faço este registro, para demonstrar o que sente parte da população que vive em meio a essas plantações. Mas que venha Portugal e sua empresa, a Portucel com seus Avanços Tecnológicos na produção de celulose, promovendo o desenvolvimento de seus projetos, em terras brasileiras, outrora portuguesas, quando daqui saía, gratuitamente carregamentos de pau Brasil e outras madeiras nobres que não destruíam a qualidade de nosso solo, que infelizmente, não vem encontrando pessoas capazes de produzir alimentos. Talvez até por ser grande demais para tão poucos brasileiros dispostos a produzir.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.