Logo Governo Federal

A partir do dia 23 de fevereiro, quando vemos anúncios do Governo Federal tanto nos jornais como em revistas e comerciais de TV e internet, notamos que o logo do Governo Federal está um pouco diferente.

Isso faz parte de reformulação da imagem dos itens publicitários referentes ao Governo Federal, para caracterização da nova administração, presidida por Dilma Rousseff desde 2011. Para começar, além do novo logo, o Governo Federal passou a adotar o novo slogan: “País rico é país sem miséria”, usado obrigatoriamente em todas as campanhas publicitárias veiculadas em meios de comunicação, cujo objetivo é ressaltar o combate à pobreza e a miséria extrema do país.

Logo Governo Federal

Logo Governo Federal

Coube a uma agência de publicidade baiana realizar toda a reformulação gráfica da marca institucional do Governo Federal. E, para isso, foram convocados conceituados profissionais que trabalharam com a presidenta na época da campanha presidencial de 2010: o diretor de arte Marcelo Kertész e o publicitário João Santana.

Para ressaltar a imagem de governo preocupado em valorizar a identidade nacional, o novo logo do Governo Federal passou por uma repaginação total, em especial nas suas cores, que agora são compostas de verde e amarelo, voltadas para enfatizar a brasilidade da nação.

Em relação ao logo anterior, percebemos que a nova marca trouxe uma evolução gráfica, tendo como intenção ilustrar que o novo Governo une a continuidade com a mudança, de forma a mostrar que o Brasil evolui para melhor, mas sem esquecer suas origens.

Logo Governo Federal

Logo Governo Federal

Como a elaboração dos anúncios publicitários do Governo Federal nos meios de comunicação cabe ao departamento publicitário de cada empresa, os designers gráficos encarregados de inserir os anúncios nas revistas e jornais precisam ter o pleno conhecimento das cores e dimensões autorizadas pelo Governo Federal para serem publicados.

Dessa forma, todas as empresas de comunicação e publicidade que têm o Governo Federal como cliente devem prestar muita atenção nesse detalhe, já que se trata de sua imagem institucional, por isso deve seguir os padrões estabelecidos pelos publicitários do Governo.

Para facilitar a elaboração dos logos do Governo Federal pelos designers gráficos, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República lançou o Manual de Uso da Marca do Governo Federal.

Logo Governo Federal

Logo Governo Federal

Esse manual, que pode ser baixado em PDF diretamente do site da Secretaria de Comunicação Social, informa as cores, tipos de letras, tamanhos, bem como os designers podem gravar os arquivos nas variadas mídias: http://www.secom.gov.br/sobre-a-secom/acoes-e-programas/publicacoes/manuais-e-marcas/marca-do-governo-federal

Vale lembrar que as campanhas publicitárias que tenham sido produzidas com o logo antigo do Governo Federal poderão ser utilizadas até o final de sua ação. Caso os publicitários ou designers tenham dúvidas a respeito dos prazos das campanhas, podem acessar o site da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República: http://www.secom.gov.br/

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.