Inadimplência Compromete Natal

Segundo o Banco Central a inadimplência dos consumidores brasileiros nos cartões de credito atinge a marca de 28,3% cujo valor fica em R$ 26,5 bilhões. É Muito Dinheiro em dividas que estão acumuladas nos cartões. Essa inadimplência é sem sombra de dúvidas a mais alta que existe em todo o sistema financeiro do país. No meio do ano 28,3% das transações nas quais incidem juros e que são feitas com o dinheiro de plástico, ou seja, com cartão, como é o caso do credito rotativo e parcelamento, estavam com atraso no pagamento em mais de três meses. Esses são dados do BC.

Enfeites

Enfeites

Inadimplência chega com força

Nas operadoras dos cartões de crédito já se comentava em caráter restrito o que hoje está sendo divulgado pelo Banco Central. A inadimplência chega com toda a força nos cartões, parece que os consumidores finalmente vão se dar conta de que o dinheiro de plástico se não for bem administrado pelo usuário pode se transformar no verdadeiro Negocio da China. No Brasil são mais de 100 milhões de cartões que estão ativos e se formos considerar a média de três cartões por pessoa teremos um total de 40 a 50 milhões de pessoas que fazem as transações comerciais normalmente usando essa forma de pagamento.

Imagens

Imagens

O sucesso do cartão

Segurança, facilidade e acima de tudo o crédito rotativo fazem com que o cartão seja um grande sucesso. O que poucas pessoas se dão conta é de que o uso do credito rotativo trás um grande perigo para os milhões de usuários que se utilizam desse esquema. As autoridades nunca se preocuparam com as altíssimas taxas de juros cobradas nesse tipo de credito. A pura verdade é que quem usa a rotatividade do cartão faz com que seu débito fique fora de controle devido aos juros cobrados.

Inadimplência Compromete Natal

Inadimplência Compromete Natal

Juros

Enquanto a inflação está na casa dos 4% ao ano, os bancos cobram 12% ao mês de taxa no crédito rotativo, ficando a média do setor em 238% ao ano. Mesmo com juros tão altos até 2007 a inadimplência se mantinha em torno de 2% a 3% do total de transações feitas. A redução de crédito levou os consumidores a aumentarem o uso do rotativo e os altos juros potencializam as dívidas que se tornam muitas vezes impagáveis. Essa inadimplência compromete o Natal, pois quem está devedor tem o credito suspenso.

Quem perde com inadimplência

Com um percentual tão alto de inadimplência o setor financeiro já acusa perda embora seja difícil imaginar que tenha prejuízos com juros tão altos. Perdem os mais de quatro milhões de brasileiros que estão impedidos de novas compras no cartão, perde o comercio em geral com o sumiço dos consumidores inadimplentes, enfim perdem todos enquanto as autoridades continuam alheias a esse tipo de problema. Apesar de tudo o comércio torce pelo aumento das vendas, confiante na atmosfera mágica criada pelo Natal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.