Impunidade das Torcidas Organizadas

Impunidade das Torcidas Organizadas

No Brasil chama muito a atenção a impunidade das torcidas organizadas, como de resto acontece em muitos outros setores da sociedade. São constantes os péssimos exemplos que estas torcidas dão nos estádios de todo o país, pois constantemente acontecem brigas e desavenças e a lei que deveria ser severa punindo de maneira exemplar quem cometesse o delito na maioria dos casos é omissa e conivente. Muito se fala em criar novas leis para estas torcidas, mas a pura verdade é que leis já existem demais neste Brasil e hoje o que precisamos mesmo é que estas sejam postas em prática, pois falta atitude, decisão para fazer valer na prática o que há muito existe no papel. A idéia agora é a criação de uma lei obrigando a que se tenha o cadastro de todas as torcidas organizadas no país, mas eu perguntaria de que isso iria adiantar se quando da ocorrência de brigas generalizadas como aconteceu recentemente em Curitiba, estas torcidas não sofrem nenhum tipo de sanção?

Impunidade das Torcidas Organizadas

Falta Eficácia na Aplicação de Penas

É realmente uma lástima o que acontecem com as torcidas organizadas, fatos que jamais deveriam acontecer no mundo dos esportes e só mesmo com punições exemplares poderíamos terminar com esse tipo de procedimento, mas no momento em que os agressores são identificados fica a dúvida sobre os procedimentos que serão adotados. Serão eles libertados sem nenhuma punição? Serão penalizados com uma multa que logo é convertida em cesta básica? E qual o tipo de fiscalização existe para que as medidas sejam realmente cumpridas? No Brasil as normas quanto às medidas de punição no que se referem aos esportes são verdadeiras caixas de surpresas, pois nunca se sabe o que realmente vai acontecer. Enquanto isso estas torcidas continuam brincando com o perigo e cometendo cada vez com mais freqüência atos cruéis seja em jogos de futebol, de basquete e outras modalidades, mas sempre onde tem representatividade de clubes de futebol.

Violência

Violência e Criminalidade

Como Lidar Com Tal Situação?

É uma situação complicada e onde o torcedor não tem segurança nem para ele e muito menos para levar a família a um estádio. Na verdade é uma luta esquisita e grotesca em locais onde só deveria acontecer a prática de atividades físicas saudáveis, pois que esporte é saúde e os estádios deveriam reunir somente aqueles que respeitam estes locais. Na Inglaterra onde os torcedores são mais violentos do que os brasileiros há um controle das torcidas organizadas. Lá os estádios são filmados e como para pertencer a estas torcidas os participantes têm de ser identificados fica fácil fazer a identificação na hora da briga e nesse caso os agressores são obrigados a comparecerem ao juizado no horário em que os jogos estão acontecendo. Para os torcedores fanáticos não tem punição pior, e funciona.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.