Gripe Suína Avança Rapidamente

A gripe suína continua avançando e se alastrando rapidamente, e mesmo que as autoridades da área de saúde e de vigilância sanitária reiterem comunicados para a população entrar em pânico, todos começam a ficar assustada, pois em uma semana o numero de mortos no Brasil quase triplicou. Neste mesmo contexto a OMS – Organização Mundial da Saúde informou em uma nota sobre a nova gripe que o vírus da influenza A(H1N1) “tem se disseminado com uma velocidade sem precedentes”. O Secretário de Saúde do estado em entrevista coletiva informou que o vírus já se encontra disseminado no Brasil, ou seja, foi comprovado que pacientes infectados com o vírus que vieram a falecer não tiveram nenhum contado com outros pacientes com a doença, estrangeiros ou tenham viajado a Argentina ou fronteira do país, o que significa que o vírus já esta circulando em território nacional, naquilo que se chama de transmissão sustentada assim como nos Estados Unidos, México e Argentina, e mais 4 países.

Gripe Suína Avança Rapidamente

Gripe Suína Avança Rapidamente

Todas essas informações e muitas outras sobre o avanço da chamada nova gripe, a gripe suína, estão sendo veiculadas a todo momento nos principais meios de comunicação brasileiros, televisão, jornais e internet. A população começa a ficar com medo e aguarda informações sobre os procedimentos que devem ser adotados. Entre as medidas que vão ser tomadas para conter o avanço da gripe é o monitoramente pelo exército brasileiro das fronteiras do Brasil com o Uruguai, Argentina e Paraguai durante os próximos 90 dias, com o objetivo de tentar conter o avanço da epidemia no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, num trabalho coordenado pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária em conjunto com o Ministério da Saúde, em 34 cidades da fronteira, onde as pessoas que ultrapassam a fronteira entre os países vizinhos serão cadastradas, receberão informações, orientações e serão monitoradas.

Causas Gripe Suína

Causas Gripe Suína

Uma das principais dificuldades parece ser o diagnóstico da Influenza A(H1N1), que demora varios dias, nesse período muitas pessoas podem ser infectadas, e em caso positivo a doença pode se agravar, pois alguns pacientes com o vírus não apresentam sintomas fortes, e assim não são medicados, ou seja, sem o resultado do exame o paciente só é medicado para a gripe suína se os sintomas forem muito evidentes. Isso é um fator agravante e que deverá ser revisto pelo Ministério da Saúde se a epidemia continuar avançando. Além disso, cientistas estudam vacina contra a gripe suína.

Contra Gripe Suína

Contra Gripe Suína

No Brasil o medicamento é distribuído pelo sistema de saúde e não é vendido nas farmácias. Alex Botsari, médico infectologista, explica que o antiviral Tamiflu tem seu maior potencial até 48 horas depois do contágio e que depois disso seu efeito não é significativo, e defende que os pacientes devem ser medicados sempre que houver duvida a respeito dos sintomas, assim como nos EUA, onde todas os pacientes com os sintomas são medicados. O Medicamento é fabricado pela Roche que no momento só fornece ao Ministério da Saúde, e mesmo tendo aumentado sua produção, informa que não há previsão para que o remédio volte aos balcões da farmácia de onde só é vendido com receita médica, como uma dica de segurança.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.