ENEM Já Tem Nova Data Marcada

Depois do triste episódio em as provas do ENEM foram roubadas e vendidas, o exame marcado para o mês e outubro foi cancelado, deixando os alunos brasileiros que haviam estudado para os exames perplexos e também decepcionados.  O fato das provas terem sido desviadas mostrou uma falha no serviço de segurança e no do sistema colocando em cheque o Ministério da Educação. O fato está sendo investigado pela Polícia Federal que pretende prender a pessoa ou a quadrilha responsável por esse ato irresponsável, segundo as palavras do próprio Senhor Presidente Lula, pois prejudicou milhões de jovens que vinham se preparando para o exame em busca de uma vaga nas universidades federais.  Já o Ministro da Educação, Tarso Genro, declarou em entrevista que melhor que tenha sido assim, que o fato das provas do ENEM terem vazado tenha sido descoberto antes da aplicação do exame, porque depois de realizado os prejuízos seriam maiores em todos os sentidos.

ENEM Já Tem Nova Data Marcada

ENEM Já Tem Nova Data Marcada

Data do novo ENEM

As novas provas do ENEM 2009 já tem data marcada, vão acontecer nos dias 05 e 06 de dezembro de 2009, e o site http://www.enem.inep.gov.br, do Ministério da Educação e do INEP estão disponibilizando aos candidatos diversas informações importantes sobre o evento, vale a pena conferir.

Prova

Prova

História do ENEM

O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio foi criado pelo Ministério da Educação no ano de 1998, e seu objetivo principal era avaliar o nível médio de desempenho dos alunos ao final do ensino médio. Participam do ENEM os alunos que já concluíram ou estão concluído o ensino médio, e o resultado individual do aluno podia ser utilizado pelo aluno para concorrer a uma bolsa de estudos para Universidade através do Pragrama ProUni – programa Universidade para Todos. Durante a primeira fase do ENEM, de 1998 até 2008 o exame era composto de questões interdisciplinares, 63 ao todo, em uma prova considerada clássica que não tinha um vinculo direto com o conteúdo que os alunos recebiam no ensino médio, e assim não permitia que as notas fossem comparadas de uma ano para o outro, então o governo através de seu Ministério lançou a proposta do Novo ENEM.

Dicas

Novo ENEM

A partir deste ano o exame vai abranger 4 áreas de conhecimento, ciências humanas, ciências naturais, matemática e linguagem, código e suas tecnologias avançadas , em cada área serão 45 questões de múltipla escolha e as provas serão aplicadas em dois dias. Com a reformulação do ENEM e sua utilização como critério de seleção para Universidades Federais, ou parte dele, também vão haver modificações nos currículos do ensino médio, espera-se que a formação dos alunos seja mais direcionada para solução dos problemas. A reformulação do ENEM, deve centralizar os exames de seleção para as universidades tornando a forma de ingresso mais justa e mais democrática.

Lastimável que algumas pessoas, como as que violaram os exames, ainda não possuam uma consciência cidadã, e em troca de beneficio financeiro ou político sejam capazes de prejudicar o sonho de milhares de jovens brasileiros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.