Concurso IBGE

O Brasil e Suas Dimensões

O Brasil possui as dimensões de um continente, seu território é de 8.514.876,599 km² que se dividem em cinco grandes regiões geográficas, formando 27 estados, 5.565 municípios, com cerca de 58 milhões de domicílios, e uma população estimada de mais de 191 milhões de habitantes. O Censo 2010 deve desenhar um novo retrato do Brasil, investigando a realidade de cada uma dessas famílias, um trabalho de proporções gigantescas. Segundo a gerente de Recursos Humanos do IBGE – GEPAR, Rossana Patitucci, “o censo deve ser a maior mobilização de pessoas que uma nação pode promover em tempos de paz”. Além dos 7 mil funcionários do IBGE, serão contratados mais de 233 mil funcionários em caráter temporário, que devem atuar na diferentes etapas do processo.

Concurso IBGE

Concurso IBGE

Concurso do IBGE

Encerradas as inscrições para concurso do IBGE, um concurso que abriu vagas temporárias para um contingente de 233.012 trabalhadores, sendo 33.012 vagas para o cargo de agente censitário com salários que variam entre R$ 760,00 e R$ 1.600,00, carga horária de 40 horas semanais. Os candidatos para o cargo de agente censitário precisam ter ensino médio e o tempo de contrato varia de 9 a 12 meses. E o maior numero de vagas, 200 mil, para o cargo de recenseadores, que serão contratados por 6 meses a partir de julho de 2010 e não terão salário mínimo ou fixo, ou seja, o salário deverá ser por produção. Para o cargo de recenseador é necessário apenas o ensino fundamental e as vagas são distribuídas para todos os municípios da federação.

Edital

Edital

XII Censo Demográfico

Décimo segundo censo do Brasil é um projeto de proporções gigantescas, que deve retratar com profundidade a realidade da população brasileira, suas características sociais e econômicas, e que também servirá de base para os projetos públicos para o futuro de nossa nação e também para o planejamento de ações privadas de toda a próxima década. O censo 2010 deve desenhar o perfil do Brasil e sua população: quantos somos, como somos e como vivemos. A operação censitária como é chamada a organização do Censo, começou no ano de 2007 com o planejamento de todas as ações, e tem um cronograma detalhado, que vem sendo cumprido meticulosamente até chegarmos em 2010, com a culminância do trabalho duro que são as visitas para coleta dos dados.

Concurso Público

Concurso Público

De outubro deste ano até março de 2010 deve acontecer o recrutamento e a seleção do pessoal e até julho os selecionados receberão treinamento, para então em 1º de agosto de 2010 darem inicio a coleta de dados em todo o país. Os primeiro resultados devem sair já em dezembro de 2010. Percorrer todo o território brasileiro, desde o mais remoto lugar até o mais movimentado centro urbano é um trabalho de imensuráveis proporções, e neste mercado de trabalho serão utilizados milhares de computadores e outros equipamentos que ao final deverão ser doados as escolas dos municípios onde estão instalados. Esse realmente é um trabalho que merece o nosso respeito e nosso aplauso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.