Marketing Esportivo

Pouco utilizada no Brasil até o começo do ano passado, os clubes brasileiros, afundados em dívidas milionárias, tiveram que procurar novas soluções para convocar a torcida e vender a sua marca. Começou assim o investimento dos times de futebol em Marketing Esportivo, que é voltado para aumentar o valor comercial do clube. Hoje em dia, são raras as diretorias que não possuem uma área especializada no desenvolvimento dessas campanhas. Um exemplo é o Flamengo, que fez um terceiro uniforme diferente do tradicional, substituindo o vermelho e preto pelo amarelo e azul. A escolha do time carioca fez sucesso e consegui arrecadar dinheiro com a venda dessas camisas.

Administração

Não foram os times de futebol, mas sim as grandes marcas esportivas que começaram a explorar esse mercado. A empresa de materiais esportivos Nike foi uma das pioneiras em campanhas que mostravam os jogadores patrocinados por elas como heróis, despertando a admiração dos jovens em querer ter o mesmo tênis para fazer as mesmas jogadas vistas no comercial. A Adidas não ficou atrás e também fez campanhas enaltecendo seus atletas. O resultado, para as duas marcas, foi de aumento significante nas suas vendas.

Nike

A Nike, empresa norte-americana fundada em 1972, obteve grande notoriedade quando lançou um comercial onde os craques patrocinados por ela, como Ronaldo Fenômeno e Maldini, enfrentaram monstros em um jogo definido como Bem x Mal. A propaganda que, propositalmente, tem mais cara de filme do que comercial, aumentou muito a procura dos seus produtos. Hoje em dia, essas propagandas são a principal arma da Nike, tanto para o futebol como para outros esportes, para lançar um produto.

Marketing Esportivo

Adidas

Já a alemã Adidas, que quase foi a falência em 1992, com o sucesso por meio desse tipo de marketing feito pela concorrente Nike, começou a investir nesse tipo de publicidade e hoje disputa com a empresa norte-americana não só a preferência dos seus produtos, mas quem faz o comercial mais atrativo.

Empresa

Brasil

Copiando uma fórmula de sucesso do continente europeu, os clubes brasileiros começaram a explorar mais o marketing esportivo. No ano de 2010, o clube que arrecadou mais com um patrocinador foi o Real Madrid, arrecadando 63,5 milhões de reais por ano com a Bwin. O Corinthians, nesse mesmo ano, receberá da Hypermarcas um patrocínio de 38 milhões de reais anuais. Uma das formas, além dos patrocinadores e da valorização da marca do time, encontradas pelos times foi a implantação do sistema de Sócio Torcedor, no qual a pessoa paga todo mês certa quantia e além de ter direito a um ingresso, participa de promoções desenvolvidas pelo clube. Um dos exemplos é o Internacional de Porto Alegre, que tem mais de 100 mil sócios e arrecada aproximadamente 27 milhões por mês apenas com esse projeto.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Propaganda

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.