Amiga 1000 Completa 25 Anos Desde o Lançamento

Mercado de computadores

Amiga 1000 Completa 25 Anos Desde o Lançamento

Amiga 1000 Completa 25 Anos Desde o Lançamento

Quando foi lançado,em 23 de julho de 1985, o Amiga 1000 revolucionou o mercado de computadores. Um megashow foi realizado no Lincoln Center, em Nova Iorque, para mostrar ao mundo a criação da Commodore. Dependendo da sua idade, você pode até não conhecê-lo, mas quem teve esse prazer relembra momentos de muita nostalgia. Neste mês, essa grande obra prima está completando 25 anos de lançamento. Certamente uma data memorável para os fãs.

Numa época em que a IBM reinava absoluta – seguida de perto pela Apple – a Commodore lançou uma máquina superior aos concorrentes. O Amiga foi desenvolvido como uma plataforma poderosa para rodar jogos. Só que o desempenho era tão bom que ele foi adotado como computador completo – e não apenas para entretenimento. Vários profissionais de arte o adotaram como ferramenta de trabalho. Mas por que essa computador foi tão importante?

Sempre na frente

Monitor

Monitor

O Amiga fazia coisas que nenhuma outra máquina sequer sonhava. Começando pelo monitor que exbia até 4096 cores simultâneas. O IBM PC exibia apenas 16 cores e o Macintosh somente duas (preto e branco). Além disso, era possível exibir várias telas com resoluções diferentes no mesmo monitor.

Outra grande vantagem do Amiga em relação aos concorrentes era o som. Em 1985 já existia um computador que reproduzia som estéreo (8 bits) em 4 canais distintos. Para completar, tinha um drive de disquete com capacidade de armazenamento de 880 kb – algo gigantesco para a época.

A máquina era movida por um processador Motorola 68000, com 7,16 Mhz de velocidade, e memória de 256 kb (possibilidade de expansão para mais 256 kb). Ele tinha saída para TV e porta para acoplar joysticks. O modelo básico, sem monitor, custava US$ 1295 – mais barato que o PC e o Mac. Em 2006, o Amiga foi eleito o 7º melhor computador de todos os tempos pela revista especializada PC World.

Erro de marketing

Versão

Versão

O marketing foi o principal empecilho no sucesso do Amiga. A campanha realizada foi considerada fraca e mal realizada. O lançamento tambem foi apressado, o que resultou em falhas no sistema operacional e de design.

Por isso, a Commodore não conseguiu superar as vendas da concorrência. O jeito foi lançar uma nova versão do computador antes do esperado: dois anos depois surgia o Amiga 500.

Enfim, mesmo com esses pequenos problemas, o Amiga marcou época. Foi o primeiro computador com recursos multimídia e voltados para o entretenimento. Quando o assunto são games, ele sempre é logo lembrado.

Ainda hoje há pessoas que o utiliza para determinadas atividades. No entanto, a Commodore faliu em 1994. Não há peças de reposição, nem desenvolvedores de software e muito menos investimentos na plataforma. Logo o Amiga desaparecerá, mas seu legado, com certeza, seguirá na mente de muitos entusiastas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Marketing

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.