ONG Financia Casa Própria

Uma ONG, sem fins lucrativos, a Associação Frutos da Terra Brasil, a AFTB, reconhecida pelo governo Federal como uma Organização do Sistema Civil de Interesse Público, cujo principal objetivo é combater o grande déficit habitacional, oferecendo condições de aquisição da casa própria para aquelas pessoas que não conseguem comprovar renda para financiamentos de compra de imóveis quando querem adquirir a sua moradia pelo sistema operacional dos Bancos e nem dinheiro suficiente para pagar juros, segundo seu Presidente Carlos Rotermund.

ONG Financia Casa Própria

ONG Financia Casa Própria

Criar Soluções para Problemas Difíceis surgiu a partir de uma pesquisa, onde o maior desejo de ter a casa própria foi revelado pela população brasileira, além de se constituir num direito de cada cidadão brasileiro. No Brasil, o déficit habitacional é de 7.9 milhões de moradias, sem contar as favelas, onde essas moradias apresentam condições subumanas, sem as mínimas condições de infra-estrutura. Por estas e outras razões é que a ONG financia casa própria a essa parcela da população.

Crédito Imobiliário

Crédito Imobiliário

Para operacionalizar o acesso a aquisição da casa própria à população mais pobre e que ganhem entre um e cinco salários mínimos como renda familiar, mas não tem acesso ao crédito bancário a ONG que financia casa própria, criou a SAC (Sistema Alternativo de Crédito), cujos financiamentos se estendem por 30 anos, sem juros e com 100% de financiamento do imóvel, incluindo escrituras e sem taxas de aberturas de crédito, comum nos Bancos. É a grande oportunidade de que as classes mais sofridas possam ter a sua casa ou adquirir Apartamentos Novos, onde possa viver com dignidade e segurança, ao lado de sua família.

Governo

Governo

O sistema funciona assim. Os seis primeiros meses de contribuição associativa é a condição que comprova a renda, como capacidade de pagamento das prestações. Estas prestações mensais geram os recursos para financiamento e quando o associado for contemplado, ai então, começa a pagar as prestações do seu financiamento. Além disso, a associação conta com a participação de empresas patrocinadoras que se beneficiam com a dedução fiscal de 2% dos seus lucros. Este procedimento é o Marketing Original da ONG que financia casa própria. Para o futuro, quando a AFTB atingir 50 mil associados, serão acionados recursos do governo destinados as OCIPS. Na atualidade a Associação conta com 1.700 associados, que para se inscreverem no programa, além da renda já citada, pagar uma taxa que alcance um milésimo do financiamento pretendido e que indiquem ainda novos associados. Um dado importante é a distribuição das cotas de crédito que é por mérito. Quando as ações dos associados que trabalham na divulgação do projeto, se transforma em pontos para aqueles que mais associados conseguirem. O SAC pode ser utilizados para a aquisição de imóveis novos ou usados. Em março deste ano, a AFTB entregou R$ 2.100.000 em cartas de crédito.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.