Cortinas Modernas

A cortina é uma acessório fundamental de decoração, seja na sala ou nos quartos. Ela dá um tom agradável e de conforto para o ambiente, desde que escolhida da maneira correta. Além disso, ela pode ter a função de diminuir a quantidade de luz que entra no cômodo, dar privacidade e evitar o vento. Uma mistura perfeita de um acessório que além de dar harmonia, beleza e requinte, ainda dá benefícios para o ambiente.

Os Mais Variados Modelos de Cortinas Modernas

Você pode escolher entre tantos modelos de cortinas modernas que existem, elas podem ser para trilho ou varão ou serem painéis ou persianas. Na hora da escolha, alguns detalhes podem ajudar, como por exmeplo, o tamanho da janela, as medidas do ambiente e a decoração que já existe, para manter em harmonia.

1- As cortinas de varão são do tipo super modernas, pois além de práticas, são leves e podem ser usadas em qualquer lugar da casa.

2- A persianas não são exatamente uma cortina, mas podemos dizer que é um tipo e que também podem ser encontradas em várias cores , materiais, modelos e tamanhos. São bem funcionais, versáteis e garantem uma personalidade forte ao ambiente. Elas podem ser encontradas, como principal diferença, entre horizontal ou vertical.

A persiana é muito usada para dar a sensação de seriedade e ordem e assim como as cortinas de tecido deve estar em harmonia com os demais objetos do ambiente.

3- Os painéis são elegantes, bonitos e ficam ótimos em lugares de passagem e grandes espaços. Esse tipo de acessório ajuda dar mais leveza e um tom acolhedor a um ambiente. Com desenhos marcantes, ele valoriza ainda mais o espaço no qual foi colocado.

4- Cortina romana, muito moderna, da uma sensação de sofisticaão, limpeza e organização para o ambiente.

5- A cortina rolô dá um visual elegante e neutro ao mesmo tempo, pois cria um plano bem marcado.

6- As cortinas modernas com trilho também são versáteis e podem ser encontradas nos mais variadoos modelos e feitas com os mais diferentes materiais. O trilho poderá ser triplo, duplo ou simples, uma praticidade para quem quer instalar um blecaute ou forro junto com ela.

Esse tipo de cortina é muito boa para cortineiros em gesso, pois cria um espaço harmonioso.

Cortinas Modernas: Escolher Entre Trilho ou Varão

Os antigos trilhos de alumínio foram substituídos pelo trilho suíço. O material é o mesmo, alumínio, porém é de melhor qualidade e principalmente, possuem um ótimo acabamento, deslizando com mais facilidade e são fáceis de fixar. Esses trilhos podem ser únicos, duplos ou triplos, com isso, fica mais fácil de fazer as pregras da cortina, dando mais volume e o efeito é muito mais bonito.

O varão, naturalmente, dá um toque mais arrojado, moderno e contemporâneo as cortinas. Também é bem mais simples colocá-lo, tirar e recolocá-lo. Existem vários modelos de varão e cada é mais ou menos adequado para determinado tecido. Eles podem ser de metal ou de madeira e o acabamento pode ser pintado ou cromado, também pode ser duplo ou triplo.

Tipos de Acabamentos Mais Comuns de Cortina

Podemos citar como os acabamentos mais comuns de cortinas modernas: a reta, com alça; a prega inglesa com argola; a prega macho com alça; a prega americana com argola; a onda com argola e a reta com ilhós.

Fique atento também na hora de escolher o tecido, os mais usados são: voil, linho, chiffon, organza, palhas de seda, renda sintética ou de algodão, todos esses são transparentes e possuem um bom caimento. Muito usados para cortinas que ficarão na sala e para criar uma atmosfera acolhedora.

Para compensar o fato de serem tecidos transparentes, se usa um forro que pode ser nos seguintes materiais: tergal verão, forro de algodão, malhas específicas, tergal verão, garbardine ou blecaute. Não só protegem o espaço do sol como conservam o próprio tecido.

As cores também são importantes para definir que tipo de atmosfera você deseja criar. As neutras combinam com tudo e para quem tem medo de errar, o bege, o areia ou branco são as melhores soluções. Além de ampliar e clarear o ambiente.

No caso de cortinas de cores escuras, fique atento para evitar que ela desbote, a própria luz solar fará isso com o seu acessório. Atenção as cortinas estampadas, sempre mais difíceis de combinar.

Cortinas Modernas: Altura e Comprimento

O primeiro fator que determina a que altura ficará a cortina é o gosto pessoal de cada um. Porém, é correto dizer que a longa, aquela que vai do teto ao piso, dá mais elegência ao ambiente. O tecido deve ficar arrastando no chão entre 2 a 4 centímetros.

Já as cortinas mais curtas podem ser usadas em várias ocasiões, mas se tiver um móvel sob a janela, elas são a melhor solução. Se ela for curta e ocupar toda a parede, o ambiente ficará pesado, neste caso, melhor escolher o modelo estreito e longo.

Dicas Para Escolher a Cortina Certa

  • Para se ter uma boa cortina, o tecido deve ter um bom caimento e o tamanho deve ser adequado para o ambiente em que ela será colocada.
  • A distância certa em relação ao teto é um fator fundamental para que dê certo na hora da colocação de uma cortina. Cortineiro ou varão devem ser instalados respeitando uma distância de 20 a 30 centímetros da janela.
  • Nas laterais é necessário observar uma distância de pelo menos 25 a 30 centímetros de tecido a mais para evitar que aconteça vazemento de luz de fora para dentro.
  • Quando a janela é baixa a dica é instalar o varão ou trilho da cortina na altura superior a ela, se você usar a mesma medida de altura dela, ficará achatada a parede, o efeito não ficará legal.
  • Quando se tem uma casa com o pé direito alto, que ultrapsse 2,70 centímetros de altura, a cortina deverá ser instalada observando a distância da parte de cima da janela em relação ao teto. Se quiser dar uma sensação de mais amplo ao ambiente, aí sim, pode começar lá do teto mesmo.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.